Selo de Boa Prática da Justiça Eleitoral: enciclopédia colaborativa do TRE-GO é um dos projetos reconhecidos

Premiação será transmitida ao vivo a partir das 16h da próxima segunda (25) pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube

O termo soluções compartilhadas ao lado da logo com os seguintes dizeres Tribunal Superior Eleit...

Uma enciclopédia com instruções de trabalho, perguntas e respostas, roteiros e modelos de documento construída de forma colaborativa. Essa é a definição do WikiCRE, o Programa de Gestão do Conhecimento da Corregedoria, idealizado com a finalidade de sistematizar o fluxo de informações e disponibilizar aos servidores das zonas eleitorais acesso facilitado à vasta experiência acumulada pela Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

O WikiCRE é um dos seis projetos que serão contemplados com o Selo de Boa Prática da Corregedoria-Geral Eleitoral da Justiça Eleitoral (CGE), criado em abril deste ano com o intuito de disseminar iniciativas inovadoras em busca do aprimoramento da gestão e da prestação jurisdicional. A entrega do selo está marcada para acontecer às 16h da próxima segunda (25), ao vivo, pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

A indicação foi recebida com grande satisfação pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e, principalmente, pelo coordenador administrativo da Vice-presidência da CRE de Goiás, Weliton Pereira da Wilva, servidor que concebeu o projeto com o apoio do corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Eduardo de Sousa.

“Esse reconhecimento nos motiva a aperfeiçoar a ferramenta e a buscar novos modelos de trabalho, que possibilitam melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, comemora.

A ferramenta Wiki, que dá suporte ao programa, serve como um repositório usado para reunir a bagagem adquirida pelas equipes da Corregedoria e das zonas eleitorais, mas o servidor ressalta que a parte mais importante do projeto é, sem dúvida, a colaboração e troca de experiências entre os colegas.

“O fator mais importante está na transformação do processo de trabalho relacionado à atividade de orientar as zonas. Isso consiste na capacidade de identificar as informações relevantes para a execução do trabalho, sistematizá-las em conhecimento aplicado e então compartilhá-las pela ferramenta”, explicou o servidor.

Praticidade

A necessidade de sistematização das informações eleitorais era uma das preocupações da Corregedoria Regional Eleitoral de Goiás, que foi resolvida a partir da implementação do WikiCRE. “O trabalho realizado pelas zonas eleitorais demanda um enorme volume de informações, sejam elas relacionadas à aplicação de normas ou à operação de sistemas. A Corregedoria tem papel fundamental nessa atividade, na medida em que possui a atribuição de orientar os juízes eleitorais”, acrescentou Weliton.

Ele explicou que a disposição de conteúdos úteis em uma só plataforma impacta positivamente a prestação jurisdicional e os serviços direcionados ao eleitor ao agilizar a troca de conhecimento entre servidores e padronizar os procedimentos, minimizando erros e evitando o retrabalho.

O projeto começou a ser desenvolvido em maio de 2020 e foi disponibilizado ao público em outubro daquele ano, a tempo de ser testado pelo TRE de Goiás durante as eleições municipais.

“Um de nossos primeiros artigos foi relacionado à instrução e julgamento dos processos de mesários faltosos. É um procedimento relativamente simples, mas que demandava maior agilidade e padronização. A nossa expectativa para 2022 é contar com todos os procedimentos cartorários disponíveis na WikiCRE”, diz o idealizador da proposta.

 

Selo de Boa Prática

Instituída em abril de 2021 pelo Provimento CGE nº 3, a premiação tem como objetivo reconhecer as iniciativas de sucesso e difundir o conhecimento das corregedorias regionais eleitorais que contribuem para uma melhor prestação jurisdicional. O intuito é de que as propostas condecoradas sirvam de modelo para as demais.

Além do WikiCRE também serão homenageados os projetos “Alinhamento de Gestão de Autoridades Judiciárias e de Chefias dos Cartórios Eleitorais do Distrito Federal”, da Corregedoria Regional Eleitoral do Distrito Federal (CRE-DF); “Conase - Controle de ASEs lançados”, da Corregedoria Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (CRE-MS); “Sinalização Acessível das Alterações de Documentos”, da Corregedoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (CRE-RJ); “Entendendo Direitos Políticos”, da Corregedoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (CRE-RJ) e "Inspeção Virtual Multidisciplinar", da Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo (CRE-SP).

A cerimônia de entrega do Selo de Boa Prática da CGE acontecerá na próxima segunda-feira (25), a partir das 16h e será transmitida ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube. Os projetos ficarão disponíveis para consulta no Portal de Boas Práticas, que será inaugurado simultaneamente ao Selo.

Leia mais:
18.10.2021 - Ação da Corregedoria do TRE-DF é selecionada para a 1ª edição do Selo de Boa Prática da Justiça Eleitoral
13.10.2021 - Selo de Boa Prática da Justiça Eleitoral será entregue no próximo dia 25
04.05.2021 - Corregedoria-Geral Eleitoral cria portal e selo de boas práticas

BA/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido