TPS 2021: pré-inscritos para o evento já podem encaminhar planos de ataque

Prazo termina em 25 de outubro. Aprovação do plano é pré-requisito para confirmação da inscrição

Pré-inscrições TPS 2021.

As investigadoras ou investigadores pré-inscritos para o Teste Público de Segurança 2021 (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação têm até o dia 25 de outubro para encaminharem os respectivos planos de Teste e documentos complementares, conforme as regras do edital do TPS. Os formulários para envio dos planos já estão disponíveis na página oficial do evento.

Cada participante individual ou grupo poderá apresentar mais de um plano de teste para análise pela Comissão Reguladora. Só terão a inscrição confirmada aqueles que tiverem o plano aprovado para compor o TPS 2021.

Planos de teste são os projetos de ataque aos componentes externos e internos da urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação, com o objetivo de apresentar sugestões de aprimoramento. O TPS busca identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, para que sejam corrigidas a tempo da próxima eleição.

Não serão aprovados os planos que: não atenderem aos objetivos específicos de alterar a destinação dos votos ou fragilizar o sigilo do voto; não demonstrarem clareza quanto aos objetivos ou objetos a serem atendido; e forem entregues após o prazo estipulado.

Confirmação

O TPS 2021 recebeu 27 pré-inscrições com 39 investigadoras ou investigadores, sendo 16 cadastros individuais e os demais divididos em sete grupos. O número definitivo de participantes somente será confirmado no dia 9 de novembro.

De acordo com o calendário do evento, a publicação das inscrições aprovadas ocorrerá em 26 de outubro, data em que começa o prazo para envio de recursos referentes a essa fase, até o dia 29 do mesmo mês.

No dia 5 de novembro, haverá o sorteio público para a seleção de inscrições e a publicação da lista de contemplados. Até o dia 8, poderão ser apresentados os recursos relacionados. Os resultados estarão disponíveis no dia 9 de novembro.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE (STI/TSE), Julio Valente, ressalta o interesse que o evento tem despertado em cidadãs e cidadãos. “É uma excelente notícia saber que nós temos pessoas interessadas em compartilhar conosco os seus conhecimentos para, juntos, engrandecermos o sistema eleitoral brasileiro, que é uma construção conjunta da Justiça Eleitoral com a sociedade”, destaca.

O TPS acontecerá de 22 a 26 de novembro, quando os selecionados terão acesso aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação – como aqueles utilizados para a geração de mídias, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e os seus softwares embarcados.

Saiba mais sobre o TPS 2021.

MC/CM, LC, DM

Leia mais:

11.10.2021 – Registro Digital do Voto e logs das urnas eletrônicas serão publicados na internet a partir de 2022

08.10.2021 - TSE e USP firmam convênio sobre pesquisa de tecnologias aplicadas ao sistema de votação

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido