TSE promove debate sobre o fim da violência de gênero na política

Seminário será realizado no dia 18 de outubro com participação de especialistas do Brasil e do exterior que defendem o aumento da representatividade feminina

+ Mulheres na política - 13.10.2021

“Mais mulheres na política, sem violência de gênero. Elas podem, o Brasil precisa”. Com essa premissa, considerada uma das pautas mais urgentes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará um seminário virtual no próximo dia 18 de outubro. O objetivo é reunir especialistas, parlamentares e autoridades para uma reflexão ampla e plural sobre as práticas abusivas enfrentadas ainda nos dias atuais.

A ideia é que sejam apontados os diferentes tipos de comportamentos relacionados à discriminação política de gênero, a fim de discutir mecanismos de proteção às parlamentares. O debate também vai abordar a necessidade de atenção à situação das mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+ e com deficiência, que sofrem duplamente por fazerem parte de um grupo mais vulnerável socialmente.

O evento será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, estarão presentes a secretária-geral da Presidência do Tribunal, à frente da Comissão TSE Mulheres, Aline Osorio; o ministro Carlos Horbach; a executiva e fundadora do Black Money, Nina Silva; a filósofa e escritora Djamila Ribeiro; Anastasia Divinskaya, da ONU Mulheres; a senadora Simone Tebet, coordenadora da bancada feminina na Casa; a deputada Celina Leão, coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara; a cacica O-é Kaiapó; e a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil.

Também participarão representantes do Ministério Público, além de professores e especialistas da Argentina e da Colômbia.

Confira a programação do Seminário.

Ao final, os interessados poderão obter um certificado de participação. Para isso, é necessário preencher o cadastro no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) até a data do evento, sendo imprescindível atestar a frequência por meio do acesso ao seminário via link indicado na sala de aula virtual com até 15 minutos de tolerância, contados a partir do horário previsto para iniciar o período da programação, além de responder à enquete.

Saiba mais sobre as ações do TSE de incentivo à participação feminina na política.

AL, JM/CM, LC, DM

Últimas notícias postadas

Recentes