Você sabe o que é “boqueiro”? O Glossário Eleitoral esclarece

Serviço revela, em mais de 300 verbetes, o progresso da Justiça Eleitoral do país

Glossário Eleitoral

A expressão “boqueiro” refere-se ao profissional de pesquisa de opinião pública que indaga de eleitoras e eleitores, após a votação, o nome do candidato ou do partido em que tenham votado. É assim que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esclarece a inusitada designação dada a esse personagem das eleições.

O Glossário explica, também, que a atividade de “boqueiro” permite que se elabore a previsão do resultado das eleições nos sistemas eleitorais majoritário (em que se elegem presidente da República, senadores, governadores de estado e prefeitos) e proporcional (no qual são eleitos deputados federais, estaduais e distritais, bem como vereadores).

O serviço

O Glossário esclarece mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral. O serviço é fonte de conhecimento para quem deseja se aprofundar na história do desenvolvimento do processo eleitoral e das eleições no país, desde a época do Império.

A ferramenta é de fácil consulta, porque os verbetes estão distribuídos em ordem alfabética, para facilitar a pesquisa pelo termo desejado.

MC/LC, DM

Últimas notícias postadas

Recentes