Clica e Confirma destaca participação do presidente do TSE nas eleições da Rússia

No novo episódio, jovem eleitor comenta sobre voto a partir dos 16 anos

Podcast Clica e Confirma

Já está disponível mais uma edição do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral. O episódio desta sexta-feira (24) destaca a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, como convidado na condição de observador de eleições na Rússia. Além de acompanhar o andamento dos trabalhos eleitorais naquele país, Barroso ainda participou de um encontro com a presidente da Comissão Eleitoral Russa, Ella Pamfilova.

Já em live da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o ministro Luís Roberto Barroso defendeu a democracia e a segurança do sistema eletrônico de votação. No evento, ele falou sobre a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e criticou as notícias falsas sobre o sistema, contra o qual nunca foi comprovada fraude em 25 anos de utilização nas eleições.

O Clica e Confirma relembra mais um achado do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação. O Chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, recorda o sucesso que teve um plano de teste em 2012. Coimbra descreve a ação efetivada pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE para solucionar a questão. As pré-inscrições do TPS 2021 vão até 29 de setembro.

O podcast convida o jovem eleitor, Guilherme Glória, para comentar sobre o voto a partir dos 16 anos. Ele desmistifica a burocracia que é poder tirar o título de eleitor e salienta a vontade da juventude (de 16 e 17 anos) de votar, mesmo sendo o voto facultativo nessa faixa etária.

 

Fato ou Boato

A série “Fato ou Boato” desmente mais uma fake news com o repórter Henrique Amaral. O programa vai mostrar falsas afirmações de que a urna eletrônica do TSE é desatualizada e vulnerável.

O Podcast

O programa é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. Episódios inéditos do Clica e Confirma estão disponíveis todas as sextas-feiras, às 16h, nocanal do TSE do Spotifye nas plataformasGoogle Podcastse Apple Podcasts.

 

LT/EM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido