Glossário explica o que é mandato eletivo

Serviço do Portal do TSE esclarece mais de 300 expressões da esfera eleitoral

Glossário Eleitoral

Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral Brasileiro explica ao cidadão que mandato eletivo é o exercício das prerrogativas e o cumprimento das obrigações de cargos específicos por um período de tempo determinado por lei. 

A habilitação para a investidura e a posse no cargo eletivo – seja nas esferas do Poder Executivo, seja no Poder Legislativo federal, estadual ou municipal – se dão a partir da vitória em uma eleição.

Segundo o Glossário, depois de vencer a eleição, a Justiça Eleitoral concede ao candidato um diploma, atestando a legitimidade a fim de tomar posse e exercer as funções relativas ao cargo para o qual foi eleito.

O Glossário

O serviço do Portal do TSE contém informações históricas e referências bibliográficas sobre o desenvolvimento do processo eleitoral e da realização de eleições no país.

Os mais de 300 verbetes estão distribuídos em ordem alfabética, o que facilita e confere rapidez à pesquisa pela pessoa interessada em alguma expressão ou conceito.

EM/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido