Dia Internacional de Checagem de Fatos: TSE relembra ações contra a desinformação

Data é comemorada neste sábado (2), e a Justiça Eleitoral aproveita para reforçar a importância desse tema para o exercício pleno da cidadania

02.04.2020 - Dia Internacional da Checagem de Fatos

Comemorado neste sábado (2), não é à toa que o Dia Internacional de Checagem de Fatos acontece no dia seguinte ao Dia da Mentira. E, para combater este que é um dos maiores obstáculos ao exercício pleno da cidadania, a Justiça Eleitoral atua durante o ano todo com parcerias e atividades multissetoriais, nacionais e internacionais.

O Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral, instituído pela Portaria 510/2021, busca reduzir os efeitos nocivos causados pelas fake news e pelos discursos de ódio infundados ao processo eleitoral. O escopo do programa inclui ações voltadas a informar (disseminação de informações de qualidade); capacitar (alfabetização midiática e orientação da sociedade); e responder (estratégias de identificação e contenção da desinformação).

Parcerias

A partir do Programa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu parcerias com todas as plataformas digitais e mídias sociais (Google, Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram, Twitter etc.) para combater, de maneira rápida, a desinformação com a contrainformação verdadeira.

Por outro lado, também foram formadas alianças com mais de 70 instituições, como agências de verificação de conteúdos, aplicativos de mensagens, plataformas de mídias sociais, empresas de telefonia, órgãos de pesquisa, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e associações de mídia.

Iniciativas

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a Coalizão para Checagem – Eleições 2020; a criação da página Fato ou Boato no site do Tribunal; o desenvolvimento de um chatbot (robô) no WhatsApp para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, que já contabiliza quase 20 milhões de mensagens trocadas; a central de notificações nos aplicativos e-Título, Mesários e Pardal; o uso das hashtags #EuVotoSemFake, #NãoTransmitaFakeNews e #PartiuVotar; a campanha “Se For Fake News, Não Transmita”; e o cancelamento de contas que promoveram envio em massa de mensagens nas eleições.

Desde dezembro do último ano, o TSE adotou outra importante medida junto às redes sociais. Conteúdos no Facebook e no Instagram sobre eleições estão recebendo um rótulo que direciona as pessoas para a homepage do portal da Justiça Eleitoral, onde estão disponíveis informações oficiais e fidedignas sobre a segurança da urna eletrônica e checagens de notícias falsas sobre o processo eleitoral.

Outra iniciativa de combate à desinformação é, ainda, referente às plataformas digitais. O YouTube, parceiro do TSE nessa questão, anunciou neste mês que vai excluir de seu site conteúdos que dizem respeito a supostas fraudes ocorridas nas Eleições Gerais de 2018. A medida busca evitar a disseminação de informações inverídicas na plataforma digital de compartilhamento de vídeos sobre a lisura do processo eleitoral.

Confira essas e outras ações na página dedicada ao enfrentamento à desinformação

A Coordenadoria de Audiovisual da Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou uma playlist de vídeos para o canal do Tribunal no YouTube com uma série de ações da Justiça Eleitoral sobre a desinformação.

Acesse a playlist e fique por dentro.

AL/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido