Twitter anuncia iniciativas para combater desinformação no processo eleitoral de 2022

Ações devem facilitar a busca de informações verídicas e aprimorar a interação dos usuários do microblog com os conteúdos eleitorais

Twitter

Faltando menos de seis meses para a realização do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, o serviço de microblog Twitter anunciou nesta segunda-feira (4) novas iniciativas para fazer com que sejam veiculadas informações seguras e corretas sobre o pleito, em conformidade com as normas que regem o processo eleitoral e a atuação da Justiça Eleitoral brasileira.

O leque de ações que a rede social divulgou está previsto em um memorando de entendimento firmado entre a empresa e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro, visando à coordenação de esforços no combate à disseminação de desinformação no processo eleitoral de 2022.

A parceria, que deve vigorar até o dia 31 de dezembro de 2022, tem como objetivo o enfrentamento da desinformação divulgada contra o processo eleitoral, principalmente para garantir a legitimidade e a integridade das Eleições Gerais de 2022, que serão realizadas no dia 2 de outubro.

No anúncio feito hoje, o Twitter destaca as principais ações para facilitar o acesso a informações confiáveis e que proporcionarão às pessoas mais recursos para consultar as políticas da plataforma, bem como para identificar perfis de instituições, partidos políticos, candidatas e candidatos das Eleições 2022.

Ações do Twitter para combate à desinformação em 04.04.2022

Desde o início da parceria com o TSE, foi ativada no Twitter uma funcionalidade que faz com que o primeiro resultado de buscas por termos relacionados às eleições seja uma notificação com um link para o perfil da Corte Eleitoral na plataforma (@TSEjusBR) e a página do órgão, ou Moments, com dados úteis sobre o processo eleitoral, como: mais informações e contexto sobre urnas eletrônicas; e aviso sobre como tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor.

Novas funcionalidades

Entre as novidades implementadas pela plataforma, estão a incorporação de etiquetas de identificação em contas de candidatas e candidatos, de uma seção no Twitter dedicada a informações relevantes e confiáveis sobre as eleições e de conteúdos especiais de curadoria.

Também foi lançada uma página específica sobre eleições no Brasil , na Central de Ajuda do Twitter, e o detalhamento da Política de Integridade Cívica do Twitter , que estabelece a proibição do uso dos serviços da plataforma digital para manipular e interferir nas eleições ou em outros atos cívicos.

Ações do Twitter para combate à desinformação em 04.04.2022

Além disso, o Twitter informou que dará sequência às parcerias com autoridades eleitorais, como o TSE, e com organizações da sociedade civil para desenvolver iniciativas de educação para lidar com a desinformação e fazer o uso seguro das informações da rede social.

O microblog menciona ainda as ações de treinamento junto aos trabalhadores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para garantir o entendimento das funcionalidades e das ferramentas do Twitter.

Por fim, a rede social destaca que o TSE tem um canal direto e permanente de contato com os representantes da empresa para discutir iniciativas e melhores práticas que ajudem a proteger a integridade das eleições brasileiras.

TP/LC, DM

Leia mais:

15.02.2022 - Eleições 2022: TSE e Twitter firmam parceria para combate à desinformação

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido