Clica e Confirma: programa desta semana destaca nova etapa do DNI

Episódio semanal também fala sobre relatório da OEA que elogia as eleições brasileiras

Clica e confirma 2022

Clica e Confirma, programa de rádio da Justiça Eleitoral, está de volta em 2022 e com novo episódio no ar. Nesta sexta-feira (11), o destaque é para a notícia de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta semana, uma nova etapa de implementação do Documento Nacional de Identidade (DNI).

A emissão terá início em março, com servidores da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos, como forma de melhorar a experiência do usuário e aprimorar o processo. A expectativa é que, no futuro, o DNI seja um importante meio de identificação do cidadão em suas relações com a sociedade e com os órgãos e entidades governamentais e privados.

O documento digital será gerado mediante a utilização de aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets nas plataformas Android e iOS e utilizará tecnologias do TSE e do Serpro.

O programa Clica e Confirma é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. Episódios inéditos estão disponíveis todas as sextas-feiras, às 16h, no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts Apple Podcasts. O programa também é veiculado por emissoras de rádio parceiras do TSE em todo o país.

Elogio internacional

Nesta semana, o programa vai tratar, ainda, do relatório da Missão de Observação Eleitoral, da Organização dos Estados Americanos (OEA), que fez elogios às eleições brasileiras, especialmente quanto ao sistema eletrônico de votação. O grupo acompanhou as Eleições 2020 e entregou o parecer ao presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, em reunião realizada no dia 2 de fevereiro, nos Estados Unidos.

Boato

O Clica e Confirma também vai abordar e desmentir mais um boato contra a Justiça Eleitoral, desta vez sobre biometria. Informação falsa que circula nas redes sociais afirmam que eleitores que não tiverem feito a biometria não poderão votar nas eleições deste ano. 

Ocorre que, desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da Covid-19. Além disso, o sistema passa por atualizações de softwares e equipamentos para prestação de um melhor serviço ao eleitorado. Desta forma, é importante esclarecer que a ausência da biometria não impede, por si só, o exercício do voto.

Acompanhe os episódios semanais e fique por dentro.

AL/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido