Playlist no canal do TSE no YouTube ensina como acessar os serviços gratuitos

Como emitir o título eleitoral pela internet, consultar o status cadastral, mudar o domicílio eleitoral e sanar pendências com a Justiça Eleitoral são alguns dos temas dos vídeos explicativos

Como tirar seu título de eleitor - 10.02.2022

2022 é ano de Eleições Gerais, e muitos brasileiros e brasileiras estão se preparando para ir às urnas pela primeira vez, para exercitarem o direito e o dever cívico de participar da escolha dos rumos do nosso país pelos próximos quatro anos. Para auxiliar esses jovens eleitores, a Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou uma playlist de vídeos para o canal do Tribunal no YouTube, ensinando o passo a passo para acessar e utilizar uma série de serviços gratuitos que são disponibilizados no Portal do TSE na internet.

O vídeo de estreia da playlist explica em menos de dois minutos como emitir o primeiro título de eleitor sem precisar ir ao cartório eleitoral, fazendo tudo pela internet.

E não é só isso: a eleitora ou o eleitor encontrará na playlist outros vídeos curtos com orientações sobre como, por exemplo, alterar o domicílio eleitoral ou verificar pendências com a Justiça Eleitoral, ou seja, sobre título cancelado, justificativa eleitoral pendente e quitação da multa por não ter votado.

Haverá também um vídeo ensinando como verificar a situação do título eleitoral, para que a pessoa tenha a certeza de que está tudo “ok” para votar em outubro.

Os vídeos ainda apresentam noções sobre o aplicativo e-Título e sobre como consultar o endereço da seção eleitoral para evitar contratempos no dia da votação.

A ideia da playlist é transmitir informações seguras e de forma simples ao eleitorado, para que, em outubro deste ano, todas as pessoas aptas a votar possam ir às urnas exercer protagonismo na democracia brasileira.

RG/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido