Presidente do TSE acompanha eleições em Portugal

Barroso participou como observador convidado e elogiou respeito à democracia

 Barroso acompanha eleições em Portugal - 31.01.2022

Neste final de semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, participou como observador nas eleições de Portugal.

Foram realizadas eleições legislativas no domingo (30), e os deputados eleitos para compor a Assembleia da República vão determinar quem será o próximo primeiro-ministro português. O Partido Socialista, liderado pelo atual primeiro-ministro, Antonio Costa, foi o vencedor e conquistou ampla maioria no Parlamento.

O resultado das urnas contrapõe o que indicavam as pesquisas e, nesse ponto, o ministro Barroso destaca a organização do pleito e, acima de tudo, o respeito à democracia e ao resultado das urnas.

“As pesquisas indicavam empate técnico. Para surpresa geral, o Partido Socialista obteve maioria absoluta. Ainda assim, ninguém questionou o resultado nem fez acusações infundadas. Nessa matéria, Portugal está um passo civilizatório à frente de muitas partes do mundo”, afirma o presidente do TSE.

 Barroso acompanha eleições em Portugal - 31.01.2022

Barroso esteve em Lisboa a convite da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e seguiu a programação definida pela entidade com visita aos locais de votação, visita à Assembleia de voto na capital do país, até o acompanhamento da divulgação dos resultados.

 Barroso acompanha eleições em Portugal .  Com o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Po...

CM/LG, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido