Ferramentas para combater desinformação são apresentadas pelo Twitter aos partidos

Coordenadoras de políticas públicas da plataforma digital detalharam como usar o microblog de maneira segura

Plataformas digitais e partidos políticos

Dicas, regras e ferramentas para ampliar o alcance de informações verdadeiras publicadas no Twitter marcaram o segundo dia do evento “Plataformas Digitais e Partidos Políticos: o enfrentamento à desinformação como instrumento de promoção da democracia”.  O encontro ocorre no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos dias 7 e 8 de junho.

Duas representantes da empresa detalharam ao público formado por integrantes de legendas e federações partidárias meios de aumentar a segurança e reforçar o combate à desinformação no microblog.

1/ Galeria de imagens

Tuítes curtos

A coordenadora de políticas públicas do Twitter, Lailla Malaquias, deu dicas de como agir para que as informações publicadas cheguem a mais pessoas. Publicações com textos curtos, usar assuntos do momento e não ignorar as interações, mesmo que negativas, dos demais usuários da plataforma geram maior engajamento e são uma ferramenta útil no combate à desinformação.

Como exemplo, Lailla citou posts sobre o prazo para o alistamento eleitoral, encerrado em 4 de maio. “O TSE fez isso muito bem para chamar atenção do público para datas importantes”, observou.

Regras e alteração de senhas

Natalia Neris, também representante do Twitter, ressaltou que a segurança começa nos bastidores e provocou a plateia: “quando foi a última vez que você mudou a senha (dos aplicativos)? Quantos dispositivos estão conectados à sua conta? Você tem autenticação em duas etapas?”

Ela mostrou ferramentas da plataforma usadas para estimular a publicação e o compartilhamento de informações verdadeiras. A coordenadora explicou que o microblog dá uma segunda chance aos usuários que tentam manter conversas tóxicas. Ao tentar publicar o texto, é exibida a seguinte mensagem: “quer revisar antes de twittar?”. Segundo Natalia, em 47% das vezes em que a pergunta foi exibida, o autor excluiu ou editou o comentário. Em caso de compartilhamento de publicações com links, o microblog questiona se o usuário deseja abrir o link antes de compartilhá-lo. A ideia é incentivar as pessoas a lerem o conteúdo antes de repassá-lo para outros usuários.

Nesse contexto, ela lembrou ainda que o Twitter permite ao usuário denunciar conteúdos nocivos dentro da própria plataforma ou por meio da central de atendimento do microblog.

Parceria de sucesso

O assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Frederico Alvim, disse que plataformas, como Twitter, e partidos políticos “têm papel essencial na ampliação da divulgação de informações verdadeiras”. Alvim observou que vivemos a Era da Pós-Verdade, com distorção deliberada da realidade. “A verdade perde importância. As pessoas escolhem em que acreditar”, declarou o assessor-chefe, que exaltou a parceria ao pontuar que a Justiça Eleitoral jamais conseguiria conter a desinformação atuando de maneira isolada. Alvim enfatizou a importância do evento realizado pelo TSE como instrumento de capacitação de todos envolvidos no processo eleitoral.

MSM/CM

Leia mais:

07.06.2022 – TSE reúne plataformas digitais e partidos políticos para debater o enfrentamento à desinformação

07/06/2022 - Partidos e plataformas digitais conhecem ações do TSE para conter efeitos da desinformação

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido