Pílulas contra a desinformação: agentes políticos devem ter responsabilidade com informações

Confira a 10ª pílula da série de textos curtos para combater notícias falsas sobre o processo eleitoral

Democracia em pílulas - 30.05.2022

“A desinformação com fins políticos objetiva provocar sentimentos negativos – raiva, indignação – contra certas pessoas ou instituições, para obter, manter ou usurpar o poder político, diminuindo a racionalidade e a qualidade do debate público”.

A divulgação de fake news costuma tomar grandes proporções durante as eleições e, por isso, o enfrentamento da desinformação deve ser um compromisso de todos, principalmente dos políticos.

A responsabilidade dos representantes do povo com o tema é ainda maior. No caso de candidato a cargo público, quem difunde notícias falsas pode ser penalizado com multa por propaganda irregular ou sofrer processo por abuso de poder, acarretando inelegibilidade e perda do mandato.

1/ Galeria de imagens

O 10º texto da série #DemocraciaEmPílulas faz parte do conteúdo elaborado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O material busca conscientizar a população sobre como funciona a produção de notícias falsas e como isso pode afetar de maneira negativa a vontade soberana do eleitor na hora de votar.

Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.

TP/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido