Pílulas contra a desinformação: sem eleições não há democracia

Confira a estreia da série de textos curtos em formato de pílulas para combater notícias falsas sobre o processo eleitoral

Publicações vão destacar a necessidade de união da sociedade brasileira no combate ao uso de not...

“Sem eleições não existe democracia! A Justiça Eleitoral assegura que a vontade do povo seja respeitada em eleições limpas e seguras, fundadas na liberdade de escolha de cada eleitora e eleitor e no combate a fraudes ou abusos que violem valores democráticos”.

Esse é o texto de estreia da série #DemocraciaEmPílulas, que vai publicar durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.

1/ Galeria de imagens

A ideia da série é mostrar que o combate à desinformação nas eleições deste ano é missão para toda a sociedade.

Os textos e posts vão abordar temas como: liberdade e democracia, fake news, boatos, o que está por trás da desinformação, o uso político das notícias falsas, a importância da checagem, as parcerias do TSE nesse combate, dicas de como verificar informações recebidas, entre outros. O conteúdo foi todo elaborado em parceria com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA).

De acordo com cientista político e diretor regional para a América Latina e Caribe do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA Internacional), Daniel Zovatto, há um aumento exponencial do uso das redes sociais e um movimento crescente e preocupante de fake news nessas redes.

“O que causa altos níveis de contaminação da informação, polarização tóxica, discurso de ódio e riscos de maior violência. Quando a democracia e a liberdade estão em perigo, não podemos ficar calados, indiferentes ou neutros”, alerta.

E é por esta razão que a Justiça Eleitoral desenvolve parcerias com todas as plataformas digitais e diversas instituições para assegurar ao eleitor informações oficiais que possam contribuir para a escolha consciente dos representantes políticos nas eleições marcadas para o próximo mês de outubro.

Siga os perfis do TSE

Fique por dentro das novidades no InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.

MM/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido