Diplomatas estrangeiros fazem votação simulada na urna eletrônica brasileira

Durante evento no TSE nesta terça (31), que reuniu representantes de 68 países e de dois organismos eleitorais, o Flamengo foi escolhido como o melhor time do Brasil

Sessão Informativa para as Embaixadas

Os diplomatas participantes da “Sessão Informativa para Embaixadas: o sistema eleitoral brasileiro e as Eleições 2022” utilizaram duas urnas eletrônicas para votar numa eleição simulada que apontou o Clube de Regatas do Flamengo, do Rio de Janeiro, como o melhor do Brasil. O placar indicou 21 dos 57 votos registrados – uma vitória com 36,84% dos votos válidos. O resultado, contudo, enseja um segundo turno de votação.

A votação ocorreu durante o encerramento das atividades do evento, no qual diplomatas de 68 países e de dois organismos internacionais assistiram a apresentações sobre as eleições do Brasil e o sistema eletrônico de votação. O objetivo do encontro foi proporcionar uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e questionamentos que surgem com frequência nos contatos do público estrangeiro com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na hora da apuração, os convidados estrangeiros acompanharam com curiosidade a impressão do Boletim de Urna e as explicações sobre o caminho do voto a partir da seção eleitoral até a totalização na Corte Eleitoral, em Brasília. As exposições foram feitas em inglês pelo assessor-chefe de Assuntos Internacionais, José Gilberto Scandiucci Filho, e o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente.

Avaliação

Para José Scandiucci, a Sessão Informativa para Embaixadas cumpriu a missão de levar aos governos estrangeiros dados técnicos e completos sobre os preparativos para as Eleições Gerais de outubro. Temas como o combate à desinformação, as políticas afirmativas de inclusão de mulheres, negros e indígenas e a urna eletrônica foram explicados com detalhes a estrangeiros de 68 nações. “As grandes embaixadas estavam todas aqui, todos os países vizinhos, os países europeus. Foi muito bom, um objetivo que foi cumprido”, avaliou.

A iniciativa, segundo o assessor-chefe de Assuntos Internacionais, foi muito elogiada pelos membros do corpo diplomático. “Para eles, é muito importante ter esse contato direto. Eles estão sempre se informando pela imprensa, mas é preciso ter também o canal direto técnico”, concluiu.

O diplomata OIivier Fontan, ministro conselheiro da representação diplomática francesa em Brasília, considerou muito bem-vinda a iniciativa do TSE de reunir os membros do corpo diplomático sediado na capital para explicar o sistema eleitoral brasileiro e apresentar a urna eletrônica. “Acredito que muitas pessoas da comunidade internacional estavam ansiosas para entender melhor o sistema eleitoral brasileiro e o funcionamento do voto eletrônico. E essa foi uma missão cumprida hoje”, disse.

RG/LC, DM

Leia mais:

31.05.2022 - “A Justiça Eleitoral está preparada para combater as milícias digitais”, afirma Alexandre de Moraes em evento

31.05.2022 – Combate à desinformação é tema de painel promovido pelo TSE para embaixadas

31.05.2022 – Em evento dedicado a embaixadas, palestrantes defendem maior participação na política de grupos sub-representados

31.05.2022 – Diplomatas recebem informações sobre sistema eletrônico de votação das Eleições 2022

31.05.2022 – Presidente do TSE destaca importância do diálogo com a comunidade internacional 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido