Acesso ao Portal da Justiça Eleitoral sobe quase 10 vezes após rótulos em conteúdos no Facebook e no Instagram

Em janeiro e fevereiro, foi registrado um total de 1,4 milhão de acessos à página inicial do site

Logos Facebook Instagram
Acesso ao Portal da Justiça Eleitoral sobe quase 10 vezes após rótulos em conteúdos no Facebook e no Instagram

A divulgação de informação verídica, correta e de qualidade para combater a desinformação na internet, especialmente nos aplicativos de mensagens e nas redes sociais, tem se mostrado cada vez mais imprescindível nos dias de hoje. E quando esse trabalho é feito pelas fontes oficiais em parceria com veículos de comunicação e plataformas digitais, o resultado é ainda mais rápido e efetivo.

Desde 8 de dezembro, conteúdos no Facebook e no Instagram sobre eleições estão recebendo um rótulo que direciona as pessoas para a homepage do Portal da Justiça Eleitoral , onde estão disponíveis informações oficiais e fidedignas sobre a segurança da urna eletrônica e checagens de notícias falsas sobre o processo eleitoral, entre outras. Em janeiro e fevereiro deste ano, os dois primeiros meses completos em que o aviso oficial foi adicionado aos conteúdos nas duas plataformas, foi registrado um total de 1,4 milhão de acessos à página inicial do Portal da Justiça Eleitoral.

Eleições 2022.

Isso representa um aumento de quase 10 vezes em relação ao bimestre de outubro e novembro de 2021, quando o rótulo nas postagens sobre eleições ainda não estava disponível no Facebook e no Instagram. Naquele período, foram 146 mil acessos à homepage do site, de acordo com dados do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apenas no Facebook, em janeiro e fevereiro, mais de 2,8 milhões de conteúdos diferentes receberam o aviso oficial direcionando pessoas no Brasil para a homepage do Portal da JE, de acordo com dados da plataforma compartilhados com o TSE.

A adição dos rótulos a conteúdos sobre eleições nas duas plataformas é uma das ações resultantes da parceria firmada entre o TSE e o Facebook para garantir a integridade do processo eleitoral deste ano.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, esse mecanismo se revelou de extraordinária utilidade e importância, porque “a má informação se combate com a boa informação e com mais informação correta”.

“Isso, de fato, aumentou enormemente a busca por informações nos sites da Justiça Eleitoral e mais do que isso: esse mecanismo revelou que a população brasileira quer mesmo informação correta. As eleitoras e os eleitores querem estar bem informados, para votar bem, para escolher seus representantes e depositar de modo livre e consciente seu voto na urna. É com ferramentas assim que a Justiça Eleitoral, em colaboração com as plataformas digitais, vai combater a desinformação”, asseverou.

LG/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido