Em encontro nesta quarta (9), presidentes do TSE e da Câmara conversam sobre transparência e participação de jovens nas Eleições 2022

Fachin destacou o papel da juventude no processo eleitoral e lembrou que o prazo para cadastramento eleitoral encerra em 4 de maio

Ministro Fachin recebe presidente da Câmara dos Deputados - 09.03.2022

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, recebeu nesta quarta-feira (9) o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. Durante o encontro, foram abordados temas como medidas de transparência adotadas pela Justiça Eleitoral, ampliação da Comissão de Transparência – criada pelo TSE em 2021 – e participação dos jovens nas Eleições 2022.

Na reunião, Fachin destacou a importância dos jovens que completam 16 anos até a data do primeiro turno das Eleições 2022 em 2 de outubro tirarem o título de eleitor. “Nossa mensagem é: aquele que não vota, por qualquer razão, deixa os outros decidirem por ele. Não dá para participar das eleições fechado do quarto. Estamos falando do futuro de cada um”, enfatizou.

O prazo final para o cadastramento é dia 4 de maio e tirar o título é simples, rápido e gratuito. Veja como nesta matéria do Portal do TSE.

O ministro anunciou para Lira a campanha “Rolê das Eleições”, que o TSE está iniciando para conscientizar a juventude sobre o papel de cada um para o fortalecimento da democracia e para a escolha do futuro do país.

O presidente do TSE também falou sobre as iniciativas que a Justiça Eleitoral realiza para dar mais transparência ao processo eleitoral, como a emissão da zerésima (comprovante que a urna eletrônica imprime para mostrar que não há votos no equipamento) e o Boletim de Urna (que traz o resultado impresso de cada seção de votação).

Fachin ressaltou que para essas eleições o número total de urnas submetidas a checagens e verificações foi ampliado e que os boletins de urna serão, imediatamente após o encerramento da votação, publicados pelo TSE na internet. “Voto dado é voto apurado. Voto apurado é voto preservado. A totalização do TSE será uma forma de checagem para todas essas formas disponibilizadas por meio do Boletim de Urna”, afirmou.

Ao falar da Comissão de Transparência, o presidente da Corte Eleitoral disse que a ideia é ampliar e aprofundar a atuação do grupo. “Esperamos contar com um representante da Câmara dos Deputados também, pois ela traz um mosaico do Brasil, é a caixa de ressonância da sociedade brasileira”, reforçou.

Durante a reunião, o deputado Arthur Lira afirmou que a Casa está à disposição para indicar um representante para a Comissão e para contribuir para a conscientização dos jovens. “Vou começar pelo jovem que tenho em casa”, disse.

Participaram também do encontro o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB); o senador Rodrigo Cunha (PSDB); o deputado estadual Davi Davino Filho (PP); o vereador João Catunda (PSD); e o advogado José Eduardo Rangel de Alckmin.

MM/LG, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido