Em reunião com nove partidos, Fachin fala sobre parceria e desinformação

Representantes do Pros, PMN, PSTU, PRTB, DC, PCO, PTB, PMB e UP estiveram no encontro virtual

Reunião com os partidos.

Para a Justiça Eleitoral, o diálogo com os partidos políticos sobre temas relacionados à segurança e à correção das informações transmitidas à população é um dos fatores essenciais para a garantia de eleições cada vez mais legítimas. Com esse propósito, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e o vice-presidente, ministro Alexandre de Moraes, receberam dirigentes de mais nove legendas nesta quarta-feira (30). A reunião faz parte de uma série de encontros com todos os 32 partidos registrados no TSE.

Na manhã de hoje a reunião ocorreu em formato virtual com os representantes do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), do Partido da Mobilização Nacional (PMN), do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), do Democracia Cristã (DC), do Partido da Causa Operária (PCO), Partido da Mulher Brasileira (PMB), do Unidade Popular (UP), e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

A pauta comum a todos incluiu três temas principais: o enfrentamento à desinformação; o incentivo ao alistamento eleitoral dos jovens brasileiros que ainda não tiraram o título até o dia 4 de maio, quando é encerrado o cadastro eleitoral; e a participação dos partidos nos eventos do calendário eleitoral e das auditorias das urnas eletrônicas pelo Teste de Confirmação, que será realizado no período de 11 a 13 de maio. O ministro Benedito Gonçalves e outras autoridades da Justiça Eleitoral também participaram.

Justiça Eleitoral

No início do encontro, Fachin disse a todos que esse diálogo com as agremiações é fundamental, porque, de acordo com ele, a democracia envolve diretamente a participação da população nas eleições e, consequentemente, os partidos políticos, que são os protagonistas desse processo. “Estamos conclamando os partidos a unirem-se à Justiça Eleitoral nesse conjunto de ações para eleições cada vez mais seguras, principalmente no enfrentamento à desinformação. O voto há de ser livre, consciente e bem informado”, afirmou.

Pros

Marcus Holanda, do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), comentou que os temas abordados são de grande relevância e estão em plena sintonia com os objetivos do partido em favor da Justiça, da fiscalização das eleições e da democracia. “Estamos à disposição para esse esforço conjunto”, afirmou.

PRTB

Para Aldinea Fidelix, presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), a preocupação do TSE no combate à desinformação é compartilhada pela sigla. “Gostaria de sugerir, inclusive, que durante esse período de pré-eleições houvesse um canal direto para que os partidos se comunicassem com o Tribunal para tratar especificamente desse problema que invadiu nosso país”, disse. A proposição foi recebida de forma positiva pelo ministro Fachin.

PSTU

O dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), José Maria de Almeida, afirmou que a escolha dos temas foi extremamente pertinente. “Vou me ater, especificamente à pauta do combate à desinformação, que tanto afeta os trabalhadores e a nação brasileira. O Tribunal pode contar com o PSTU nesse trabalho.”

UP

Leonardo Péricles, do Unidade Popular (UP), também elogiou a escolha dos tópicos abordados no encontro, “especialmente  o enfrentamento das fake news, sempre observando o contexto econômico em que se encontram as pessoas que as propagam, que muitas vezes não tem acesso à informação correta”, disse.

PCO

Pelo Partido da Causa Operária (PCO), Juliano Lopes falou sobre o quão essencial é o acesso a dados verdadeiros e que “a informação deve ser ampla e com liberdade total”.

PTB

De acordo com Kassyo Ramos, secretário-geral do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), “a atuação conjunta contra as fake news é uma das maneiras que temos ao nosso alcance para contribuirmos para a democracia do Brasil e para as eleições. É importante que cada presidente se comprometa com esse propósito”.

PMB

Pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), a presidente Suêd Haidar, levou as principais preocupações da agremiação em relação às próximas eleições e reafirmou o interesse da legenda em combater a desinformação e outros problemas que tanto afetam a democracia.

PMN

Antonio Carlos Massarollo, presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN), elogiou a iniciativa do TSE e disse que “o enfrentamento da desinformação deveria ser uma prática corriqueira, não apenas em períodos eleitorais, e mesmo com as futuras mudanças da presidência do Tribunal”.

DC

Por fim, o presidente do Democracia Cristã (DC), José Maria Eymael, declarou que a preocupação de Fachin com as questões em debate estão em conformidade com suas palavras no discurso de posse “a criação de uma sociedade constitucional livre, justa e solidária”.

Além dos encontros desta quarta, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes já se reuniram com representantes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), do Solidariedade, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), do Avante, do Partido Liberal (PL), do Podemos, do União Brasil, da Rede Sustentabilidade, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do Republicanos, do Partido Social Democrático (PSD), do Partido Democrático Trabalhista (PDT), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do Republicanos e do Partido Social Democrático (PSD), do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do Partido Verde (PV), do Patriota, do Partido Novo, do Partido Social Cristão (PSC) e do Progressistas (PP).

AL/CM, DM

Leia mais:

28/03/2022 - Ministros da Corte Eleitoral recebem presidentes do PSB, PV e Patriota

21/03/2022 - Novo, PSC e PP se reúnem com o presidente do TSE para reafirmar a confiança na urna eletrônica e aderir ao Programa de Enfrentamento à Desinformação

16/03/2022 - Presidente do TSE recebe dirigentes do Avante, PL, Podemos, União Brasil e Rede

14/03/2022 - Ministro Fachin recebe presidentes do PSDB, PSOL e Solidariedade

09/03/2022 - Fachin recebe presidentes do PDT, do PCdoB, do Republicanos e do PSD

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido