Justifica

Acesse o Justifica: Justifica Internet (tse.jus.br)

 

Justifica é o sistema que permite a apresentação do requerimento de justificativa eleitoral (RJE) pela internet após o dia da eleição. 

Ao acessar o Sistema Justifica, é necessário informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada. 

Desde que corretamente preenchido o requerimento, será gerado um código de protocolo para acompanhamento e o RJE será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título do eleitor ou da eleitora para análise. 

A pessoa será informada da decisão e, se for aceito o pedido de justificativa, será feito o registro no histórico no título.

Caso surja mensagem de erro na tela do sistema, a pessoa deve entrar em contato com a zona eleitoral responsável pelo título para orientações. 

Outras informações sobre a justificativa eleitoral no dia da eleição e após o pleito, estão disponíveis em Justificativa eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br). 

Os contatos das zonas eleitorais podem ser obtidos nos Portais dos Tribunais Regionais Eleitorais ou no Portal do TSE em consulta a zonas eleitorais.