Título eleitoral
- documento oficial de identificação (com informações de nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade);
- comprovante de residência recente (últimos 3 meses);
- para as pessoas do sexo masculino, documento que comprove a quitação com o serviço militar (exigência de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).
- Preencha seus dados em todos os campos.
- Depois, escolha consultar pelo nome ou pelo título de eleitor.
O prazo para emissão do título para votar em 2022 irá encerrar em 4 de maio.
Todas as pessoas com mais de 16 anos estão aptas a votar. Mas quem não tirar o título até maio, só poderá pedir a emissão depois da eleição e votar em 2026.
Quem tiver o título, mas não completar 18 anos até a eleição, não é obrigado a votar, porém isso não deixa de ser um direito.
Todas as pessoas que estiverem com 18 anos até outubro de 2022 precisavam ter tirado o título até 4 de maio. Quem não fez o requerimento, só pode regularizar a situação após a eleição.
Em regra, para que sua situação eleitoral esteja regularizada, você não deve ter incorrido em nenhuma causa de cancelamento (faltar à revisão de eleitorado, por exemplo).
Agora, para ter quitação eleitoral, você deve estar com o voto em dia, ter justificado as ausências e atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesário, por exemplo) ou ter pagado as multas que tiverem sido aplicadas.
Caso tenha deixado de votar e tenha multas eleitorais, você deve emitir o boleto para pagamento no site do TSE por meio do serviço "Consulta de débitos do Eleitor", no seguinte link: Quitação de multas.
Para quitação de multas perante a Justiça Eleitoral por meio deste serviço, é necessário:
- Obter o boleto emitido pelo serviço on-line.
- Efetuar o pagamento do boleto.
Após quitar a Guia GRU no Banco do Brasil, é necessário aguardar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral onde for inscrito, que, a partir daí, ficará regular quanto ao débito pago.
Caso haja urgência para a regularização da situação eleitoral, entre em contato com a sua zona eleitoral para orientações sobre a baixa da multa no sistema.
Todo o atendimento para regularização, transferência, alteração de dados e a própria emissão do título de eleitor e cadastro biométrico é feito no cartório eleitoral do seu estado. Em razão da pandemia, o atendimento presencial foi suspenso e as unidades da Justiça Eleitoral realizam alguns serviços a distância. É preciso estar residindo há, pelo menos, três meses no novo município e que já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência de título.
O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como: título de eleitor digital, situação eleitoral e local de votação.
Baixe agora o e-Título (disponível em Android e iOS).
Para mais informações acesse a página: https://www.justicaeleitoral.jus.br/titulo-eleitoral/