TSE consulta empresa Niemeyer sobre interesse em projetar a obra - 2004

TSE consulta empresa Niemeyer sobre interesse em projetar a obra

Em dezembro de 2004, o então diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Athayde Fontoura Filho, consultou a empresa Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer, do arquiteto Oscar Niemeyer, sobre o interesse em elaborar o projeto arquitetônico destinado à construção da nova sede do Tribunal. No ofício à empresa, também solicitou que fosse avaliado se o terreno disponível, no Setor de Administração Federal Sul, era adequado para a expectativa de edificações que tinham área estimada em 60 mil metros quadrados.

Escolha

O nome de Oscar Niemeyer foi o primeiro a ser lembrado, quando iniciado o processo que levaria à construção da nova sede. Na assinatura do contrato, o arquiteto demonstrou sua alegria em contribuir para a democracia ao assinar mais um projeto de um Tribunal Superior na capital federal.

A escolha do nome de Niemeyer levou em conta a manutenção das características fundamentais do Plano Piloto de Brasília, idealizado pelo urbanista Lúcio Costa. Segundo o urbanista, Brasília “adquiriu personalidade própria graças à arquitetura de Oscar Niemeyer”.

O TSE também considerou que sua nova sede deveria manter harmonia com o conjunto urbanístico-arquitetônico adjacente, isto é, a Praça dos Três Poderes, da qual o SAF é um prolongamento. Da mesma forma, pesou na decisão o fato de as sedes do Superior Tribunal de Justiça, da Procuradoria Geral da República e do Tribunal Superior do Trabalho também serem de autoria de Niemeyer. Todas elas ficam próximas à futura sede do TSE.

Assim, a Corte entendeu naquele momento que a elaboração do projeto da nova sede da Justiça Eleitoral pelo arquiteto significaria continuidade e unidade da linguagem arquitetônica presente no setor. MG

Fonte

PA n° 2.641/2005, fls. 162 e 163.

Diretor-Geral

Athayde Fontoura Filho

Procurador-Geral Eleitoral

Cláudio Lemos Fonteles

Composição da Corte

José Paulo Sepúlveda Pertence;
Carlos Mário da Silva Velloso;
Gilmar Ferreira Mendes;
Francisco Peçanha Martins;
Humberto Gomes de Barros;
Luiz Carlos Lopes Madeira;
Carlos Eduardo Caputo Bastos.