Sustentabilidade

Durante a construção da nova sede, a preocupação com o meio ambiente esteve sempre presente. Para evitar um impacto ambiental, 90% dos resíduos de papel, metal e plástico, gerados pela construção foram reciclados. A madeira utilizada, tanto na fase de construção quanto de acabamento, veio de reflorestamento, com certificado. As empresas que forneceram todos os materiais empregados na obra, como areia e pedras, eram obrigadas a ter as devidas licenças ambientais.

E a sustentabilidade, que permeou toda a obra, vai permanecer no funcionamento da nova sede, e gerar economia. Os elevadores, por exemplo, são chamados regenerativos: acumulam energia durante o funcionamento para ser reutilizada depois. O sistema de coleta de esgoto a vácuo também faz parte das escolhas sustentáveis, porque reduz o consumo de água.

Foi projetado, ainda, um sistema de reutilização da água das torneiras, que é armazenada em reservatórios para uso na irrigação dos jardins e nos serviços gerais de limpeza.

O ar condicionado também possui um sistema que reduz o gasto de energia. Não utiliza água, e sim um gás ecológico de refrigeração, inofensivo ao meio ambiente.

Jerônimo Vanzellotti, gerente Segurança, Meio Ambiente e Saúde, explica que “o conceito de sustentabilidade na construção civil é um processo complexo, multidisciplinar e contínuo. Envolve diversos setores, com objetivo de preservar o meio ambiente. Achar que a natureza é apenas um pano de fundo para nós seres humanos é um ledo engano. Qualquer intervenção que a gente faça na natureza nos afeta inevitavelmente. Essa compreensão da interdependência que se faz necessária. Os empreendimentos existem, têm que ser desenvolvidos, mas com responsabilidade ambiental”.

Do lado de fora, outros exemplos de responsabilidade ambiental. A fachada do prédio é de vidro, permitindo a incidência da luz natural nas áreas de trabalho. Haverá economia de iluminação artificial, reduzindo o consumo de energia.

“Nós temos um sistema de supervisão predial que consegue perceber o nível de luminosidade nos ambientes, e ajusta a iluminação conforme a luminosidade. Brasília é uma cidade que tem muita claridade, e a gente queria que o prédio pudesse se aproveitar o máximo possível disso, diminuindo o consumo de energia no prédio”, destaca Frederico Vellenich, coordenador de Engenharia e Arquitetura do TSE.

Durante a construção da obra, por aplicar normas que protegem o meio ambiente, a construtora recebeu o certificado ISO 14001, um reconhecimento pela implantação de um sistema de desenvolvimento sustentável. O órgão certificador foi a Fundação Vanzolini, gerida por professores de engenharia de produção da escola Politécnica da USP.