I Prêmio de Inovação Eleitoral

Quais são as 10 categorias temáticas?

Busca-se premiar iniciativas que visem melhorar os níveis de satisfação e aumentar a eficiência em atividades que envolvam o relacionamento dos órgãos da Justiça Eleitoral com seu público externo, tais como as pessoas eleitoras, advogadas, advogados, candidatas e candidatos a cargo eletivo, mesárias, mesários, pesquisadoras, pesquisadores, representantes de partidos políticos, estudantes, cidadãs e cidadãos em geral. Esta categoria relaciona-se a atividades de ouvidoria, telefonia, balcão virtual, chatbot, relacionadas à Lei de Acesso à Informação, atendimento via redes sociais e serviços cartorários e de protocolo.

Busca-se premiar iniciativas que visem esclarecer a sociedade acerca dos malefícios das diversas formas de desinformação, especialmente os relacionados às eleições, e da importância da divulgação de informação de qualidade. Almeja-se ainda destacar ações de comunicação que valorizem a Justiça Eleitoral e que tenham atingido o público-alvo, interno ou externo, com criatividade e inovação.

Busca-se premiar iniciativas em prol do desenvolvimento da consciência cívica e da inclusão de pessoas com deficiência, em situações de vulnerabilidade social e ingressas no sistema prisional nas instalações, nas informações e nos serviços prestados pelos órgãos da Justiça Eleitoral. Premiam-se ainda ações inovadoras promovidas pela Justiça Eleitoral voltadas à igualdade de gênero, racial ou étnica na participação política e em outros espaços de poder, bem como ao combate à violência política.

Busca-se premiar iniciativas voltadas à gestão da informação sob o aspecto documental, arquivístico, bibliográfico, jurisprudencial ou editorial que alcancem, de forma efetiva e inovadora, seu público-alvo, em formato textual, imagético ou audiovisual. Premiam-se ainda ações inovadoras voltadas à gestão do conhecimento nos órgãos eleitorais, especialmente quando efetivas no auxílio à tomada de decisão.

Busca-se premiar iniciativas voltadas ao resgate, à preservação e/ou difusão da memória eleitoral e institucional, em especial as que, com abordagem inovadora, tratem de informações ou itens museológicos ou arquitetônicos relevantes para a história da Justiça Eleitoral.

Busca-se premiar iniciativas inovadoras que resultem em simplificação e modernização de processos de trabalho, implicando melhor qualidade dos gastos públicos ou economia de recursos dos órgãos eleitorais, especialmente quando suplantam ou minimizam a necessidade do trabalho humano, substituindo-o por tecnologia equivalente, tanto nas atividades administrativas quanto nas jurisdicionais

Busca-se premiar iniciativas inovadoras que resultem em soluções de TI para demandas eleitorais e corporativas ou para a Identificação Civil Nacional, bem como aquelas relacionadas à proteção de dados, alinhadas aos objetivos estratégicos da instituição, que agreguem valor aos serviços da Justiça Eleitoral.

Busca-se premiar iniciativas voltadas a práticas de sustentabilidade que, com gestão inovadora e eficiente, reduzam ou extingam eventuais impactos negativos das ações administrativas e eleitorais na sociedade e no meio ambiente.

Busca-se premiar as iniciativas que fortaleçam a imagem institucional e aquelas que tornem a Justiça Eleitoral mais transparente para a sociedade.

Busca-se premiar iniciativas inovadoras voltadas à valorização das pessoas que compõem o quadro dos órgãos da Justiça Eleitoral nos processos de capacitação, reconhecimento e promoção profissional, melhoria das condições de trabalho, integração ao ambiente em diferentes modalidades de trabalho, promoção da saúde etc., bem como as ações de prevenção e de combate às diferentes formas de assédio.

Quando será?

O evento sobre inovação está previsto para acontecer nos dias 16 e 17 de maio, contemplando palestras e premiação. A cerimônia de premiação está inicialmente prevista para acontecer na noite do dia 16 de maio.

Cronograma

Atividades e datas


Faixa amarela com ícone de calendário verde22/1 a 8/3/2024

Período de inscrição e envio da documentação.


Faixa amarela com ícone de calendário verde12/3 a 20/3/2024

Escolha das ações finalistas pelas comissões avaliadoras.


Faixa amarela com ícone de calendário verde10/4/2024

Divulgação das ações finalistas.


Faixa amarela com ícone de calendário verde10/4/2024

Início da votação das iniciativas vencedoras por integrantes da Justiça Eleitoral.


Faixa amarela com ícone de calendário verde30/4/2024

Fim do período de votação das iniciativas vencedoras.


Faixa amarela com ícone de calendário verde16/5/2024

1º dia do I Prêmio de Inovação Eleitoral – entrega da premiação.


Faixa amarela com ícone de calendário verde17/5/2024

2º dia do I Prêmio de Inovação Eleitoral – apresentação dos detalhes das iniciativas finalistas.

Comissões avaliadoras

As comissões avaliadoras para o I Prêmio de Inovação Eleitoral, destinadas a selecionar as iniciativas finalistas das 10 categorias, foram instituídas pela Portaria TSE n. 201, de 19 de março de 2024.

a) Adilson Cunha Slva;

b) Elaine Cristina Cestari;

c) Gabriela Adam Sabino.

a) André Tamura;

b) Claudomilson Fernandes Braga.

c) Márcia Maria Ribeiro Ditzel Goulart;

a) Jaqueline Zulini;

b) Nayana Shirado;

c) Samara Carvalho Santos.

a) Marcelo Victor de Melo Bezerra;

b) Palmyra Farinazzo Reis Repette;

c) Rodrigo Mota Narcizo.

a) Daniel Galuch Júnior.

b) Fernando Maciel de Alencastro;

c) Paolo Ricci;

a) Jeovan Assis da Silva;

b) Maria Carolina Dias Guirado.

c) Tamilly Virissimo;

a) Bárbara Krysttal Motta Almeida Reis;

b) Glaysson Gomes Rocha.

c) Leandro Figueiredo;

a) Denys de Oliveira Candido;

b) Flávia Bellini;

c) Karina Bedran.

a) Eduardo Haruo Braga Nagata;

b) Nayana Shirado;

c) Vinícius Quintino de Oliveira.

a) Jândria Maria Rodrigues dos Santos;

b) Rodrigo Mota Narcizo;

c) Rosana Magalhães da Silva.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido