85 anos do Voto Feminino no Brasil

Inaugurada em 8 de março de 2017, no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, a exposição celebra os 85 anos da conquista  da capacidade política ativa e passiva das mulheres, prevista no Código Eleitoral de 1932.

A curadoria buscou memorar o nome das mulheres que, de forma pioneira, exerceram cargos eletivos no Brasil. Em paralelo, foram registrados os marcos em que os direitos da mulher de votar e de ser votada foram ampliados pelas legislações subsequentes. Para ambientar essa narrativa, o acervo selecionado contempla: máquina de votar norte-americana e urna de madeira brasileira, ambas do início do século XX; urna de lona da década de 1950; urna eletrônica de 2015, além de documentos por meio dos quais se pode observar a trajetória dessa conquista, como o título eleitoral de uma mulher da década de 1930 e processos de registro de candidatas ao cargo de presidente da República.

As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 19h. Visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência pelo e-mail museu@tse.jus.br ou pelos telefones (61) 3030-9285/9283.

Portfólio – 85 anos Voto Feminino no Brasil (formato PDF)