Exposições e Programa Educativo

Banner da página sobre o Museu do Voto.

As exposições de curta duração têm o objetivo de abordar temas específicos da história eleitoral, aprofundando questões abertas pela exposição de longa duração. Por outro lado, também faz parte da vocação desta sala o recebimento de exposições de arte.

20 anos da Urna Eletrônica

85 anos do Voto Feminino

A saga da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945

Voto no Brasil: uma história de exclusões e inclusões (2013)

Mulheres no Brasil: memórias de cidadania (2011)

Eleições em Foco (2010)

Espaço da Urna (2010)

O Progressivo Caminhar da Democracia no Brasil (2009)

Serviço

Para solicitar participação no programa educativo ou agendar visitas às exposições temporárias, envie um e-mail para museu@tse.jus.br

A exposição de longa duração do museu do TSE encontra-se em desenvolvimento. O projeto que será apresentado ao público contará a história dos fazeres eleitorais, utilizando diferentes interfaces de caráter interativo e imersivo. Busca-se, assim, envolver o visitante e convidá-lo a participar de ‘um dia de eleição em cada época, contextualizando os costumes e procedimentos eleitorais por meio de elementos variados tais como: obras de arte, música, tecnologias de difusão e comunicação, bem como itens de acervo, fac-símile de documentos relevantes.

Desde 2010, o Programa Educativo integra o plano museológico do Museu do Voto e é oferecido aos estudantes de ensino fundamental e de ensino médio das redes pública e privada.

O programa consiste em visita guiada à exposição que estiver aberta ao público, seguida de oficina artístico-educativa. Na oficina, os estudantes são convidados a refletir sobre os conteúdos abordados, como também sobre temas a eles transversais, como democracia, cidadania, participação política e inclusão. Tais reflexões resultam na confecção de trabalhos artísticos, como poesia, desenho ou música. Por fim, os participantes têm a oportunidade de simular uma votação na urna eletrônica.

As escolas que desejam agendar o serviço devem fazer contato por meio do e-mail museu@tse.jus.br ou pelos telefones (61) 3030-9285/9283.

Em comemoração dos 20 anos de criação da urna eletrônica brasileira, completados em 2016, serão promovidas visitas guiadas para estudantes dos ensinos fundamental e médio à exposição 20 Anos da Urna Eletrônica, inaugurada em maio de 2017.

Ao final de cada visita, haverá oficina educativa com atividades lúdicas, com o objetivo de estabelecer um espaço de diálogo com a sociedade para reflexão dos benefícios advindos da informatização do voto à democracia brasileira.

Duração
De agosto a novembro de 2017

Horário
Segundas-feiras e quartas-feiras, das 14h às 17h

Agendamento
Museu do TSE
museu@tse.jus.br
(61) 3030-9285