Sobre a biblioteca do TSE

Logo da biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud.

1946 – O TSE, por indicação do Professor Francisco Sá Filho, cria a biblioteca por meio da Resolução no 755, de 30 de abril de 1946, e destina uma verba especial de Cr$10.000,00 (dez mil cruzeiros) para as despesas com a aquisição de livros e materiais.

1953 ­–Instalada no prédio da Rua 1o de Março – atual Centro Cultural da Justiça Eleitoral –, no Rio de Janeiro, a biblioteca possuía um acervo com 1.764 obras em Direito Constitucional, Eleitoral,  Administrativo, Penal, Civil, Financeiro, Processual Penal e Processual Civil, bem como em Ciências Políticas e Sociais, Economia Política, entre outras áreas do conhecimento humano.

1960 Seu acervo foi transferido para a sede provisória do Tribunal, em Brasília, onde permaneceu até ser transportado para o prédio localizado na Praça dos Tribunais Superiores.

1992 A biblioteca é instalada no térreo e subsolo do Edifício Anexo I, localizado na Praça dos Tribunais Superiores, em Brasília.

1994 A Coordenadoria de Biblioteca aperfeiçoou seus produtos e serviços para facilitar aos usuários o acesso às informações.

2005Em 16 de fevereiro, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Sepúlveda Pertence, inaugurou as novas instalações da biblioteca do TSE, batizada com o nome Professor Alysson Darowish Mitraud, em homenagem póstuma feita pelos servidores ao ex-diretor-geral do TSE, falecido no dia 10 de fevereiro de 2004.

2007 – A biblioteca recebeu certificação do Conselho Regional de Biblioteconomia da 1a Região.

2011 – A BibliotecaProfessor Alysson Darowish Mitraud recebeu do Instituto Falcão Bauer de Qualidade o Certificado de Conformidade ISO 9001:2008, para o escopo Atendimento ao Usuário da Biblioteca nos Serviços de Empréstimo e Pesquisa de Material Bibliográfico.

2012 – Com a mudança para a atual sede do TSE – localizada no Setor de Administração Federal Sul, em Brasília –, a Biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud ganhou mais espaço, proporcionando maior conforto aos usuários.