apresentacao 2 texto


Sim

É com grande satisfação que dou as boas-vindas aos visitantes desta mostra virtual em homenagem ao eminente Ministro José Guilherme Villela. Natural de Manhuaçu/MG, José Guilherme mudou-se cedo para Belo Horizonte/MG e graduou-se em Direito na antiga Universidade de Minas Gerais (atual UFMG). Em 1960, tornou Brasília seu lar. Casou-se com a Senhora Maria, companheira de toda a vida, com quem teve um casal de filhos.

Trabalhou com o Ministro Victor Nunes Leal no final da década de 1960, foi procurador do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 1980 e 1986. Seu nome até mesmo batiza a sala dos advogados desta eminente Corte.

Foi como advogado que José Guilherme obteve o maior reconhecimento. Um dos maiores conhecedores do Supremo Tribunal Federal (STF), exemplo de profissional de uma geração e chamado de Príncipe dos Advogados, José Guilherme Villela deixou sua marca no mundo jurídico. Sua profícua carreira foi resultado de sua competência e dedicação.

Essa homenagem em forma de exposição nasceu de um sentimento de gratidão para com sua família, que, com o valoroso empenho do Ministro Pedro Gordilho, doou um acervo de mais de cinco mil obras à Biblioteca do TSE. Provenientes de uma coleção construída durante 50 anos, os livros eram parte da biblioteca do escritório de José Guilherme, dentre os quais se destacam algumas edições raras.

Como agradecimento e honra à sua memória, inauguramos esta mostra virtual, em que apresentamos os aspectos de sua vida pessoal e profissional, dando maior destaque à sua atuação como advogado e como ministro deste Tribunal. Por meio de fotos, documentos, julgados e entrevistas, a exposição busca fazer jus à envergadura intelectual e profissional de José Guilherme Villela.

Ministro Luís Roberto Barroso
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70070-600,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000
Icone horário de funcionamento dos <br /> protocolos

Horário de funcionamento dos
protocolos  administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido