Museu do Voto

A história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão máximo da Justiça Eleitoral, entrelaça-se à história da política brasileira, uma vez que parte da construção da democracia e da cidadania no país foi concretizada por meio da atuação deste Tribunal.
O Museu do Voto tem a finalidade de pesquisar, preservar e difundir a história eleitoral brasileira e a memória da Justiça Eleitoral, com observância dos valores institucionais e com o intuito de servir à sociedade e ao fortalecimento da democracia.
Em razão das medidas de segurança adotadas pelo TSE para combater o novo coronavírus, o Museu do Voto não está aberto à visitação presencial. As informações sobre as exposições, realizadas e em cartaz, podem ser acessadas na aba “Exposições”.
Para conhecer um pouco sobre a história das eleições, leia o livro Eleições no Brasil: uma história de 500 anos.
As exposições realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm o objetivo de explorar e aprofundar temas relacionados à história eleitoral brasileira e à memória institucional. Clique nos links abaixo para mais informações sobre as exposições realizadas.
Diplomação na República Brasileira (em cartaz)
Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade(em cartaz)
20 Anos da Urna Eletrônica (encerrada)
85 Anos do Voto Feminino no Brasil (encerrada)
A Saga da Reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945 (encerrada)
Voto no Brasil: uma História de Exclusões e Inclusões (encerrada)
Mulheres no Brasil: Memórias de Cidadania (encerrada)
Eleições em Foco (encerrada)
Espaço da Urna (encerrada)
O Progressivo Caminhar da Democracia no Brasil (encerrada)
Hans Kelsen (encerrada)
Desde 2010, o Programa Educativo integra o plano museológico do Museu do Voto e é oferecido aos estudantes das redes pública e privada de ensino. O Programa consiste em visita guiada à exposição em cartaz, seguida de oficina educativa. Na oficina, os estudantes são convidados a refletir sobre os conteúdos abordados e sobre temas a eles transversais como democracia, cidadania, participação política e inclusão. Por fim, os participantes têm a oportunidade de simular votação na urna eletrônica. Além disso, o Tribunal oferece transporte e lanche às instituições públicas de ensino.
Em razão das medidas de segurança adotadas pelo TSE para combater o novo coronavírus, o Programa Educativo 2020 foi suspenso. Informaremos oportunamente sobre a retomada do programa em 2021.