Lançada pedra fundamental da nova sede do TSE - 2005

Lançada pedra fundamental da nova sede do TSE - 5/12/2005

A pedra fundamental da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi lançada em solenidade no dia 5 de dezembro de 2005. A cerimônia reuniu servidores e autoridades da Justiça Eleitoral, como os ministros Carlos Velloso, então presidente da Corte, Gilmar Mendes, vice-presidente à época, Marco Aurélio e César Ásfor Rocha.

Na ocasião, Velloso afirmou que a obra projetada por Oscar Niemeyer teria capacidade de atender às necessidades dos ministros e dos servidores da Casa. Segundo ele, o crescimento desde 1971 do número de eleitores, servidores e processos em tramitação tornou necessária uma nova instalação para o tribunal. A ata de lançamento da pedra fundamental foi lida pelo diretor-geral do TSE à época, Athayde Fontoura Filho, e assinada por todos os ministros que compunham a Corte. Após o descerramento da placa comemorativa por Carlos Velloso, dois servidores colocaram em uma urna no local uma série de documentos que só serão consultados dentro de 50 anos, em 2055.

Entre os documentos estão: a ata de lançamento da pedra fundamental, fotos, um volume do Código Eleitoral, jornais do dia, a medalha comemorativa dos 60 anos da Justiça Eleitoral, um exemplar da Constituição Federal, a relação dos servidores e um título de eleitor.

Fonte

Placa da pedra fundamental da nova sede do TSE.

Diretor-Geral

Athayde Fontoura Filho

Procurador-Geral Eleitoral

Antonio Fernando Barros e Silva de Souza

Composição da Corte

Carlos Mário da Silva Velloso;
Gilmar Ferreira Mendes;
Marco Aurélio Mendes de Farias Mello;
Humberto Gomes de Barros;
Francisco Cesar Asfor Rocha;
Carlos Eduardo Caputo Bastos.