Sugestões de leitura

A invenção dos direitos humanos - Lynn Hunt, Editora Companhia das Letras - 2009

Nesse livro, a historiadora norte-americana Lynn Hunt expõe o interesse moderno pela invenção e ascensão dos direitos humanos. Ela analisa desde as discussões de Thomas Jefferson, no século XVIII, até a Declaração Universal dos Direitos Humanos, do século XX, abarcando as temporalidades desse objeto de estudo. Isso porque ela percebe a urgência do problema político dos direitos humanos no mundo ocidental, sobretudo depois do 11 de Setembro. O livro compõe-se de cinco capítulos que percorrem as distintas tramas que envolveram diversos atores sociais, obras políticas e romances. No final, a autora deixou um apêndice com as três declarações de direitos humanos – de 1776, de 1789 e de 1948 –, propiciando ao leitor o acesso a documentos imprescindíveis para o mundo moderno.


Os donos do poder - Raymundo Faoro, Editora Globo - 2001

O livro é considerado uma obra sobre a história da formação social e política brasileira. Segundo o próprio autor, o trabalho é um ensaio, o que se percebe pela sua linguagem literária e interpretativa, o qual analisa o período que vai das origens do Estado português até a Revolução de 1930 no Brasil. É uma obra de erudição e de escrita aprimorada, disponível na biblioteca do TSE.

 

Cora Corujita

Ação de incentivo à leitura

A Cora Corujita é a mascote da ação de incentivo à leitura da biblioteca do TSE. Seu objetivo é incentivar o gosto pela leitura literária. Ela estará sempre voando pela Revista Eletrônica com indicações de leitura e dicas para nossos pequenos leitores.

A Cora Corujita indica:


Marcelino Pedregulho - Jean-Jacques Sempe, Editora Cosac Naify - 2009

O livro aborda a aceitação das diferenças e a sinceridade a partir da história de Marcelino Pedregulho, um menino que enrubesce sem nenhum motivo. Por causa disso, todos o acham diferente, o que acaba por levá-lo ao isolamento. Um dia, porém, ele conhece seu vizinho, um menino que também tem uma doença estranha: espirra o tempo todo. Surgem, então, uma identificação e uma grande amizade.

Sábado na livraria - Sylvie Neeman, Editora Cosac Naify - 2010

Uma menina e um senhor têm o hábito de ir a uma livraria todos os sábados. A menina se distrai lendo histórias em quadrinhos enquanto o senhor se interessa apenas por um determinado livro sobre guerra, o que chama a atenção da menina. Ela não entende por que aquele homem persiste na leitura de um livro que o deixa sempre tão triste.