Sugestões de leitura

Direitos humanos das mulheres e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos Tamara Amoroso Gonçalves, Editora Saraiva – 2013

Direitos humanos das mulheres apresenta um estudo dos casos de violação a direitos das mulheres admitidos pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, instância jurídico-política que integra o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e é responsável pela análise de denúncias de violações a direitos ocorridos nos países das Américas. O trabalho abrange o período de 1970 a 2008 e examina as situações em que a violência ocorreu porque a vítima é do sexo feminino. No estudo, encontra-se o caso Maria da Penha Maia Fernandes vs. Brasil, em que foi declarada a responsabilidade do Estado brasileiro pelas violações a direitos humanos sofridas pela vítima em ambiente doméstico.

 

Medo e Direito Penal Reflexos da expansão punitiva na realidade brasileira  Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, Editora Livraria do Advogado – 2011

Medo e Direito Penal, de Maiquel Ângelo Wermuth, analisa o papel que o medo vivido pelas pessoas exerce na definição da política criminal brasileira. É uma crítica à forma como o Estado vem, atualmente, lidando com a questão punitiva, muitas vezes deixando de lado os princípios e as garantias constitucionalmente assegurados para atender aos anseios gerais por mais segurança, especialmente por meio do endurecimento penal.



Cora Corujita

Ação de incentivo à leitura

A Cora Corujita é a mascote da ação de incentivo à leitura da biblioteca do TSE. Seu objetivo é incentivar o gosto pela leitura literária. Ela estará sempre voando pela Revista Eletrônica com indicações de leitura e dicas para nossos pequenos leitores.

A Cora Corujita indica:

 

Mamãe zangada – Jutta Bauer, Editora Cosac Naify – 2008

O livro trata da relação entre mãe e filho, por meio de uma metáfora, trabalhando os sentimentos, os valores e as fragilidades humanas, a partir de uma bronca que o pinguim leva de sua mãe. A história é sobre os pinguins, mas traz muitas reflexões aos seres humanos.

 

A menina que procurava – Alexandre Rampazo, Editora Larousse 2008

Esta é a história de uma menina que está sempre procurando por algo ou alguém. E assim ela passa por vários lugares diferentes e conhece outros personagens, como pessoas, animais e coisas, que se empenham em ajudá-la a encontrar o que procura.