Espaço do Eleitor

Como posso saber se ainda estou filiado a algum partido político?

O eleitor poderá consultar a situação de sua filiação partidária mediante a emissão da certidão de filiação partidária, disponível no sítio do Tribunal Superior Eleitoral, no link:

http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-filiacao-partidaria

Na certidão consta se o eleitor está ou não filiado a algum partido político, bem como a data e o domicílio da filiação. Mais informações sobre filiação partidária poderão ser obtidas no cartório eleitoral em que o eleitor é inscrito ou no respectivo diretório partidário.


Um pré-candidato a vereador está fazendo propaganda eleitoral pela cidade. Isso está certo? Onde posso denunciar?

Isso não está certo. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição. O poder de polícia sobre a propaganda eleitoral será exercido pelos juízes eleitorais, portanto, qualquer denúncia de propaganda eleitoral antecipada ou irregular deve ser encaminhada ao cartório eleitoral para fins de apuração.

 

Não fiz o recadastramento biométrico do meu título, por isso ele foi cancelado e não votei nas últimas eleições. O que devo fazer para regularizar minha situação?

O eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral de seu domicílio, levando um documento oficial com foto, um comprovante de residência e o título eleitoral, se ainda o possuir, para o pagamento das multas devidas pela ausência à votação, e realizar o recadastramento biométrico.