20 Anos da Urna Eletrônica

Inaugurada em 31 de maio de 2017, a exposição celebrou os 20 anos da criação da urna eletrônica, que representou marco no processo eleitoral brasileiro e o coroamento do constante empenho em garantir eleições seguras e transparentes.

A curadoria inspirou-se na previsão, pelo Código Eleitoral de 1932, do uso de uma máquina de votar para construir a narrativa que partiu das experiências da máquina de Puntel e do Televoto de Raimundo da Silva e chegou aos projetos-pilotos de votação eletrônica dos TREs de Santa Catarina e de Mato Grosso. Na mostra, enfatizaram-se os trabalhos que resultaram na utilização da urna eletrônica, na eleição de 1996, e o esforço da Justiça Eleitoral em torná-la um projeto sustentável.

Registrou-se ainda a importância da atuação do Tribunal Superior Eleitoral, órgão máximo da Justiça Eleitoral, o qual cumpre papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira. Destacou-se , nesse contexto, o empenho da Corte na criação e no aprimoramento da urna eletrônica e na consolidação de instrumentos que assegurem a confiabilidade do sistema eletrônico de votação e a celeridade na apuração dos votos.

Fôlder da exposição (formato PDF)

Confira as imagens do evento de abertura da exposição na página do Flickr do TSE .