Eleitor não consegue votar para presidente

Denúncia: Nas redes sociais, eleitores sugeriram que existia falha nas urnas eletrônicas na votação de domingo (7). Eles estariam tentando votar em um determinado candidato, mas, ao digitarem o número do candidato, aparecia a mensagem “voto nulo”.

Data de publicação: 11.10.2018

falso

Esclarecimento

Nos dois vídeos divulgados, é possível verificar, nitidamente, que houve engano por parte dos eleitores quanto à ordem de votação. Fica claro que os eleitores tentam votar em um candidato ao cargo de presidente, quando a tela da urna solicita a votação para o cargo de governador. Dessa forma, ao ser digitado o pretendido número do candidato à presidência, a urna alertou que o voto seria nulo, visto que não havia candidato a governador correspondente àquele número.

Vale referir que vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação para as redes sociais e replicado em forma de informação por muitos veículos de comunicação explica ao eleitor a ordem de votação para o 1º turno das Eleições Gerais de 2018: https://www.facebook.com/TSEJus/videos/vl.2102882706696678/467632903751856/?type=1

Além disso, a Justiça Eleitoral reforça que usar equipamentos eletrônicos diante da urna é crime previsto na Lei nº 9.504/1997, Lei das Eleições. Em seu art. 91-A, a norma estabelece: “Fica vedado portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação”.

Posts/matérias feitos em resposta: