Notícia falsa atribuída à fanpage URSAL

Denúncia: Trata-se de notícia falsa atribuída à fanpage URSAL, contendo alegação de fraude nas urnas e alteração da contagem de votos que, supostamente, teriam impedido a vitória de um candidato no primeiro turno das Eleições 2018.

Data de publicação: 18.10.2018

falso

Esclarecimento

O projeto físico e de sistemas (hardware e software) da urna eletrônica brasileira foi desenvolvido por um grupo de especialistas em informática, eletrônica e comunicações que contou com integrantes do próprio TSE, além de outras instituições (Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério das Comunicações, Forças Armadas, Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Este vídeo contextualiza os motivos que levaram à criação do sistema eletrônico de votação e aspectos relacionados à segurança das urnas: https://www.youtube.com/watch?v=mQJ2v5GpPPo

A apuração e totalização dos votos é de inteira responsabilidade da Justiça Eleitoral, acompanhada por órgãos fiscalizadores e representantes de partidos políticos – que, muitas vezes, não comparecem a esses procedimentos.

A garantia da segurança do sistema é evidenciada pelas várias camadas de segurança aplicadas aos equipamentos e às diversas auditorias que podem ser realizadas antes, durante e após a votação.

O artigo "Mitos e Verdades", que pode ser acessado em http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/seguranca-das-eleicoes-informatizadas, esclarece vários pontos que rebatem a fraude denunciada.

A urna eletrônica registra todos os eventos ocorridos a partir do momento em que é ligada, até o término da votação. Esses arquivos de log descrevem, em ordem cronológica, as principais operações realizadas na urna, desde o início até o encerramento da votação.

Posteriormente, o mesmo arquivo de log, mais o Registro de Votos dos Eleitores – RDV (arquivo que contém todos os votos computados na urna, de forma embaralhada), são disponibilizados aos partidos/coligações que, porventura, solicitem fazer sua própria análise e recontagem da votação.

Caso haja interesse, esses arquivos podem ser encaminhados a especialistas de confiança desses partidos/coligações para análise. Essa possibilidade é aberta a todas as agremiações partidárias que desejem pedir auditoria em caso de suspeição.

Cabe esclarecer, por fim, que a Justiça Eleitoral não recebeu qualquer pedido acerca de denúncia da página URSAL e coloca-se à disposição para esclarecer questionamentos que venham a ser formalizados.

Posts/matérias feitos em resposta: