Não aparece a tecla confirma ao votar para Presidente

Denúncia: Em vídeo, pessoas reclamaram que a urna eletrônica não apresentava a tecla “Confirma” para votar para presidente.

Data de publicação: 22.10.2018

falso

Esclarecimento

Não aparece uma tela específica para confirmar o voto. Existe uma tecla física, na cor verde, no canto inferior direito da urna eletrônica, para confirmar o voto digitado.

Dois casos ganharam muita repercussão na mídia, os quais estão sendo devidamente apurados. No Mato Grosso, um apresentador de TV e alguns eleitores alegaram que não conseguiram finalizar a votação, tratando especificamente do cargo de presidente da República. Posteriormente, essas pessoas foram convidadas pelo TRE-MT para acompanhar o trabalho de carga e lacre das urnas eletrônicas e confirmaram que o voto deles foi computado nas eleições do 1º turno.

No Paraná, houve a mesma reclamação por parte de alguns eleitores: a urna estaria encerrando a votação sem que fosse possível confirmar o número do candidato a Presidente. Foi realizada Audiência Pública de Auditoria em urnas de seções eleitorais em que teria ocorrido esse problema, nos dias 18 e 19 de outubro, na sede do TRE-PR, sem que houvesse sido comprovado o relatado.

Cabe esclarecer que os votos manifestados por esses eleitores, inclusive para presidente, foram computados e registrados nos respectivos Boletins de Urna, já disponíveis nos Cartórios Eleitorais, bem como na página da internet do TSE em até 3 dias após o encerramento da totalização em cada unidade da Federação (art. 236, Res.23.554/2017).

Posts/matérias feitos em resposta: