Policiais militares divulgam suposta irregularidade em urnas eletrônicas do DF

Denúncia: Dois policiais militares do Distrito Federal gravaram um vídeo alegando a existência de fraude em urnas utilizadas no primeiro turno, as quais já teriam votos registrados antes do início da votação.

Data de publicação: 13.10.2018

falso

Esclarecimento

Não foi comprovada a alegada irregularidade em urnas do Distrito Federal.

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), após apuração do caso, concluiu que houve, na realidade, “desconhecimento técnico” do colaborador contratado por aquele Tribunal.

O TRE-DF ainda informou que tanto o boletim de urna (resultado da urna eletrônica) quanto à zerésima (documento que demonstra que a urna não apresenta votos computados no início da votação) daquela seção eleitoral foram emitidos sem qualquer alteração.

Conforme noticiado pelo blog Estadão Verifica, o vídeo é resultado de um mal-entendido dos policiais e do colaborador contratado:

Em coletiva de imprensa no domingo, 7, a presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil, disse que o vídeo foi o fruto de um mal-entendido dos policiais e do denunciante. A confusão ocorreu na região de Guará, parte da 9ª Zona Eleitoral. “Ele não tem o conhecimento para dizer o que estava dizendo. Ele não soube interpretar os dados. O policial agiu de maneira irresponsável”, disse ela, de acordo com o jornal Correio Braziliense.

De fato, os policiais, que gravam o vídeo em frente à sede da Polícia Federal (PF) em Brasília, estavam ali para acompanhar o depoimento do homem que denunciou o suposto mau funcionamento da urna eletrônica. No entanto, a PF informou que, após colhidos os depoimentos, não houve comprovação de fraude.

Destaca-se que a Justiça Eleitoral só é acionada após averiguação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, caso sejam encontrados indícios de irregularidades.

A Polícia Militar do DF, por sua vez, comunicou que a Corregedoria da instituição vai apurar a conduta dos dois agentes no caso.

Foi, ainda, requisitada a instauração de um inquérito pelo Ministério Público Eleitoral para apurar a conduta dos policias militares.

Posts/matérias feitos em resposta: