Vídeo em que se alega suposta fraude em urna eletrônica que apresentou defeito

Denúncia: Circula no WhatsApp e nas redes sociais um vídeo que sugere fraude nas urnas eletrônicas tendo por base equipamento que apresentou problemas no teclado em Auditoria Pública realizada pelo TRE-SP, em 20 de outubro de 2018.

Data de publicação: 22.10.2018

falso

Esclarecimento

O vídeo veiculado distorce o que foi verificado, de fato, na Auditoria Pública realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), no último sábado (20).

Conforme apurado, uma das urnas eletrônicas do estado de São Paulo apresentou uma falha mecânica durante o primeiro turno das eleições deste ano, tendo o TRE-SP adotado o procedimento correto de substituição do equipamento defeituoso por uma urna de contingência, sem que esse defeito pudesse influenciar no resultado do pleito eleitoral.

A Auditoria realizada pelo TRE-SP foi feita com urnas das duas seções eleitorais onde foram registradas ocorrências de problemas no primeiro turno das eleições.

Conforme apurado pelo TRE-SP:

Os testes confirmaram a integridade e a autenticidade dos sistemas instalados em todas as urnas auditadas: duas da 351ª Zona Eleitoral (cidade Ademar) e outras duas da 404ª Zona Eleitoral (cidade Tiradentes), sendo a urna substituída e a substituta.

As urnas da seção 005 da 351ª Zona Eleitoral – cidade Ademar – tiveram comportamento escorreito, sem nenhuma intercorrência, processando as mídias necessárias às eleições, e realizando a votação paralela, cujos resultados ditados e digitados coincidiram com os resultados do boletim de urna expedidos no domingo de eleição.

Na análise do hardware de cada equipamento, observou-se defeito no teclado da urna eletrônica que funcionou originariamente na seção 227, da 404ª Zona Eleitoral – cidade Tiradentes.

Nessa urna específica, foram observados defeitos aleatórios em teclas diversas durante a digitação após sucessivas repetições do autoteste. O autoteste é o procedimento padrão para verificação do regular funcionamento de todos os componentes da urna eletrônica (tela, teclado e áudio, entre outros) e do terminal do mesário.

Cabe esclarecer que a Justiça Eleitoral promove a imediata substituição de qualquer urna eletrônica com defeito técnico. A propósito, a urna eletrônica auditada foi substituída no início da manhã (às 9h42) no dia da eleição, tão logo se tomou conhecimento da ocorrência de defeitos, o que pode ser verificado tanto na ata da seção eleitoral preenchida pelos mesários quanto nos registros de log da urna eletrônica. (Grifos nossos)

No teste realizado na urna substituída de Tiradentes, conforme a ata da cerimônia pública, apurou-se que, de modo aleatório, algumas teclas, ao serem pressionadas, geravam erro de sequência; outras vezes, erro de repetição. Isso indica que o teclado estava enviando mais de uma tecla para o sistema. O problema não se manifestava em uma determinada tecla numérica ou de função. Observou-se ainda que não havia uma correlação padrão entre uma tecla digitada e uma segunda tecla estendida pelo sistema. Um exemplo desse problema foi facilmente observado quando, ao ser pressionada a tecla 2, o sistema entendeu, além da tecla 2, a tecla 3. Também foi possível observar, pelas repetições do teste, que seria possível testar completamente o teclado sem que o sistema acusasse um erro, indicando que o defeito é intermitente.

Cabe ressaltar que o defeito aparecia em números aleatórios, conforme os vários testes realizados.

Para descartar qualquer suspeita de fraude, a equipe de auditoria fez testes com os diversos números, nos diversos cargos, constatando que o defeito não ocorria somente com um número ou cargo específico.

Logo, a conclusão foi de que houve falha no equipamento, e não fraude, conforme erroneamente sugerido no vídeo veiculado.

Destaca-se, ainda, que na análise realizada no log da urna que apresentou defeito, pôde-se verificar que o teclado quebrou durante a votação, sendo que a urna defeituosa foi substituída por uma urna de contingência às 9h42 da manhã, ou seja, menos de 2h após o início da votação.

Por fim, é importante ressaltar que falhas podem ocorrer em equipamentos eletrônicos. A substituição por urnas de contingência é o procedimento a ser adotado nessas situações, o que foi prontamente realizado nas seções eleitorais onde tais problemas ocorreram.

Para verificar se a falha não alterou o total de votos, foi realizada a auditoria de votação paralela em ambas as seções eleitorais, procedimento em que foram novamente digitados os votos recebidos pelas urnas eletrônicas, e comparado esse montante digitado com os Boletins de Urna – BU originais dessas seções eleitorais. Em todas as urnas verificadas, a conferência entre o digitado e o resultado original foi coincidente.

Posts/matérias feitos em resposta: