Encontros da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral

A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) é composta por 28 bibliotecas, distribuídas por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O projeto foi uma iniciativa da Coordenadoria de Biblioteca da Secretaria de Gestão da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, com o objetivo de compartilhar recursos humanos, bibliográficos, de informação e de informática entre as bibliotecas da Justiça Eleitoral para ampliar e democratizar o acesso às informações na área eleitoral. Além disso, gera economia de recursos, multiplicidade de informações e eficácia de resultados.

A Reje é fundamentada nos três princípios básicos dos sistemas de informação em geral: controle, transferência e cooperação da informação. A Rede tem como objetivos:

  1. criar catálogo coletivo do acervo das bibliotecas da Justiça Eleitoral;
  2. atender a demandas de informações bibliográficas das bibliotecas participantes;
  3. adotar padrões de indexação, catalogação e formato internacional de intercâmbio bibliográfico Marc 21 (Machine Readable Cataloging);
  4. elaborar produtos e realizar serviços que beneficiem os usuários e contribuam para o desenvolvimento da Reje;
  5. propor atualização e capacitação dos profissionais envolvidos nos trabalhos da Reje;
  6. coletar e disseminar documentos e publicações produzidos por servidores da Justiça Eleitoral que estejam no exercício da função.

Gestor Responsável: Seção de Biblioteca +