TSE solicita à União terreno para a nova sede - 1996

TSE solicita à União terreno para a nova sede - 20/6/1996

O primeiro passo para a construção do novo edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral foi dado em 1996, quando o então diretor-geral, Levindo Coelho Martins de Oliveira, solicitou ao secretário de Patrimônio da União na época, Hélio Carlos Gehrke, a destinação de um terreno no Setor de Administração Federal Sul, próximo a outros Tribunais Superiores, para a construção do prédio.

Já naquela época, o atual prédio do TSE se apresentava pequeno para abrigar os ministros da Casa, a Procuradoria Geral Eleitoral, o plenário, o museu, a biblioteca, os servidores. Também o anexo ao Tribunal mostrava carência de espaço com a implantação do Centro de Processamento de Dados, formado por computadores de grande porte ligados “on line” aos Tribunais Regionais Eleitorais. Sem contar com o arquivo central, com dados referentes ao eleitorado de todo o país. Também não havia áreas de estacionamento e de depósito de urnas.

Os servidores estavam distribuídos em três anexos, além do edifício-sede. No período eleitoral, o TSE já precisava construir espaços extras, como o Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral para atender à demanda jornalística.

Assim, foi feito o primeiro pedido à União de destinação de espaço que atendesse, de forma integrada, todas as necessidades do Tribunal para seu funcionamento adequado.

Fonte

PA n° 229/2001, fl. 4.

Diretor-Geral

Levindo Coelho Martins de Oliveira

Procurador-Geral Eleitoral

Geraldo Brindeiro

Composição da Corte

Marco Aurélio Mendes de Farias Mello;
Ilmar Nascimento Galvão;
José Francisco Rezeck;
Paulo Roberto Saraiva da Costa Leite;
Nilson Vital Naves;
José Bonifácio Diniz de Andrada;
José Eduardo Rangel de Alckmin.