Depósito de urnas

A Justiça Eleitoral tem hoje cerca de 500 mil urnas eletrônicas que são utilizadas nas seções eleitorais em todo o Brasil. Os Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do Distrito Federal são responsáveis pelo armazenamento e manutenção dos equipamentos. Parte das urnas eletrônicas fica guardada em um galpão do Tribunal Superior Eleitoral.

Adilson Santos, da seção de administração e manutenção de urnas eletrônicas do TSE, disse que as urnas eletrônicas são guardadas e, ao mesmo tempo cuidadas, no depósito de urnas para que, “se houver algum tipo de necessidade da parte de algum tribunal para alguma eleição, a gente possa prontamente socorrer”.

O coordenador de Logística do TSE, Rafael Azevedo, salientou que, o caso de um protesto popular que danifique algum cartão eleitoral ou algum alagamento por uma chuva muito forte, implica na necessidade se enviar um estoque de urnas.  “Qualquer sinistro que possa ocorrer alguns meses antes da eleição a gente já precisa utilizar nossa reserva técnica”, afirmou.

O galpão do TSE também pode ser utilizado para guardar as urnas dos tribunais regionais eleitorais em casos excepcionais. Para garantir que elas sempre estejam prontas para atender a qualquer demanda a cada quatro meses as baterias são carregadas e os equipamentos passam por vários testes.

“A urna é ligada na tomada e recebe uma carga de pelo menos seis horas na bateria e, paralelo a isso, a gente aproveita para fazer alguns testes nas urnas, verificando os componentes, o funcionamento de cada um deles, se o teclado está funcionando, se a impressora está imprimindo, se a tela está com boa visualização, se o som está audível. Todos os testes que a gente possa fazer, a gente aproveita essa carga”, explicou Adilson Santos.

Na nova sede um depósito foi construído especialmente para abrigar as urnas de reserva técnica do TSE. O local tem 2.580 metros quadrados e um pé direito superior a cinco metros, o que facilita o uso de estantes com empilhadeiras, uma forma mais organizada e segura de guardar os equipamentos.

O espaço também é climatizado para a renovação de ar apropriado para depósitos. A área tem potencial para duplicar ou até triplicar a capacidade de armazenamento das urnas. A entrada foi projetada para receber carretas, o que facilita o transporte dos equipamentos.

Com o novo depósito, a manutenção das urnas de reserva técnica do TSE será mais rápida, já que há mais espaço para a realização dos testes.

“O projeto das eleições não tem adiamentos. As eleições vão ocorrer naquele dia. A gente não pode considerar a hipótese de dar errado, porque isso coloca em descrédito a democracia. Então a gente tem que ter vários procedimentos de contingência, assim como as zonas de contingência, que representam cerca de 15% das seções eleitorais, nós temos 15% a mais de urnas para substituir as outras. É muito importante que dê tudo certo”, afirmou o coordenador de Logística Rafael Azevedo.