Eventos

Nova logo da Escola Judiciária Eleitoral, sem os números (15 anos).

Junho 2019

Seminário "Questões Controvertidas de Crimes e Procedimentos Eleitorais: Conexão com os Crimes Comuns"

Realização: Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal “Rui Barbosa”

Público-alvo: Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados Públicos e Privados, Defensores Públicos, Servidores do Poder Judiciário e Estudantes de Direito

Local: Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal

Data: 27 de junho de 2019

Carga horária: 6 horas

Inscrições (gratuitas) até o dia 25/06/19 pelo link: http://tiny.cc/seminarioejedf

Vagas limitadas

 

1ª Competição de Direito Eleitoral

A Faculdade de Direito Milton Campos está realizando, com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a I Competição de Direito Eleitoral. 

O evento vai acontecer entre os meses de junho e agosto, e dentre os objetivos da competição estão: promover práticas de pesquisa – teórica e aplicada – envolvendo Direito Eleitoral; estimular os estudantes a pensarem e relacionarem o Direito a partir de casos práticos, para cuja análise, defesa e solução serão necessários conhecimentos de diferentes áreas jurídicas; desenvolver habilidades de oratória, argumentação, persuasão, clareza e organização na exposição do raciocínio jurídico; desenvolver habilidades de redação e de argumentação jurídicas.

Equipes: De 03 a 05 pessoas;
Período de inscrição: 22/04/2019 à 25/06/2019;
Data da Final: 22 e 23 de agosto;
Para se inscrever, acesse o site e confira como participar: https://mcampos.br/1a-competicao-de-direito-eleitoral/


Maio 2019

Seminário Internacional Fake News e Eleições

16/05 e 17/05

Local: Auditório I do TSE, Brasília (DF)

Para mais informações clique aqui


Abril 2019

VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais – ENEJE

04/04 e 05/04

Local: Auditório III do TSE, Brasília (DF)

 PROGRAMAÇÃO*

Quinta-feira, 04 de abril de 2019

18:30

Abertura

- Palavras da Ministra Rosa Weber, Presidente do TSE
- Palavras do Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

19:00

Palestras

- Ministro Luís Roberto Barroso
- Ministro Edson Fachin


Sexta-feira, 05 de abril de 2019

9:00

Reunião Executiva com Diretores de EJEs
Pacto pela Democracia do Sistema EJE
Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

10:00

Diálogo sobre Formação em Direito Eleitoral
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

10:30

Diálogo sobre Cidadania
Geraldo Campetti, EJE/TSE

11:00 Utilização de metodologias ativas em ações de educação para cidadania

Prof. Dra. Acácia Kuenzer, Universidade Federal do Paraná

12:30

Intervalo para almoço
14:30

Reunião pedagógica de coordenadores de EJEs
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

16:30 Coffee end

*Sujeita a alterações.

Click aqui e receba o informativo Acontece nas EJEs por e-mail.


20/09/2019

EJE/BA

EJE/BA divulga mais um curso de formação em parceria com a Universidade de Coimbra

O curso à distância de curta duração é objeto do Protocolo de Cooperação 05/2018 firmado entre a EJE/BA e o Observatório Permanente da Justiça de Coimbra. A nova proposta versa sobre Decisão Judiciária: construção, simplificação e legitimação. O evento acontecerá no período de 7.10 a 9.12 de 2019, e é dirigido para profissionais forenses de países de língua portuguesa. Saiba mais!

#PartiuMudar: Cartório Eleitoral de Serra Dourada realiza atendimento exclusivo para jovens de 16 e 17 anos

“Fazer nada ou fazer a diferença?” Tendo este questionamento como lema, o Cartório Eleitoral do município de Serra Dourada convoca os jovens de 16 e 17 anos a fazer diferença. Será oferecido, no dia 30.9, das 8h30 às 17h, atendimento exclusivo para emissão dos títulos eleitorais deste público. A iniciativa integra o projeto #PartiuMudar. Clique aqui para mais informações.

#PartiuMudar: dois colégios de Salvador são contemplados com aulas do projeto

Alunos e professores dos Colégios Estaduais Professora Marileine da Silva e Edvaldo Brandão receberam a visita do Projeto #PartiuMudar nos dias 10 e 12 de setembro, respectivamente. O projeto visa despertar a discussão sobre o processo eleitoral brasileiro entre docentes e estudantes, de modo a estimular a curiosidade e o interesse dos jovens pela política. Confira.

EJE/MG

Projeto 3º turno – segurança do processo eletrônico de votação

No dia 27.9 acontecerá mais uma edição do Projeto 3º turno no auditório do TRE-MG. O tema a ser debatido é "Segurança do processo eletrônico de votação" e, para o debate, foram convidados Bertha Jeha Maakaroun, Fabrício Benevenuto e Rodrigo Coimbra e, ainda, o mediador Mozart Fernandes Moreira Lima. Para mais, clique aqui.

EJE/MT

Programa Voto Consciente desperta criticidade em jovens

Despertar a reflexão e criticidade de jovens e adolescentes e também sair do campo das ideias para efetiva execução de projetos: este tem sido um bom efeito colateral do Programa Voto Consciente. Mais do que explicar a importância do voto, de participar do processo eleitoral, o projeto tem transformado a realidade de escolas e pessoas. Clique aqui para mais informações.

EJE/PE

Centro de Memória Eleitoral recebe alunos da rede pública de ensino

O Centro de Memória Eleitoral da EJE/PE recebeu, nesta semana, alunos da rede pública de ensino, para conhecer a história da Justiça Eleitoral do Estado. Além do CEMEL, os alunos fizeram um passeio pelo casarão, onde foram abordados temas como a memória institucional e preservação patrimonial.

EJE realiza edição do Eleitor do Futuro em Passira

Do dia 17 a 20.9, a EJE/PE esteve em Passira para promover uma sequência de palestras do Programa Eleitor do Futuro. Ao todo, 630 alunos de escolas públicas do município participaram do evento, que tem como objetivo promover a reflexão e a conscientização política de jovens e adultos. Confira matéria completa!

Em evento na EJE, presidente do TRE-PE fala a novos magistrados

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Frederico Neves, participou, na manhã desta segunda-feira (16.9), da abertura do módulo de Direito Eleitoral do Curso de Formação Inicial para Magistrados. O curso é promovido pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), mas a disciplina de Direito Eleitoral, em razão da especialidade e importância, fica a cargo da EJE/PE. Saiba mais.

EJE/RS

Documentário sobre a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres é tema de debate

A exibição do filme A Juíza foi promovida pela EJE/RS, em parceria com o Programa de Participação Institucional Feminina do TRE-RS. O filme retrata a história de vida e carreira da magistrada da Suprema Corte dos Estados Unidos Ruth Bader Ginsburg. A destemida atuação de Ginsburg na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres lhe rendeu uma extraordinária notoriedade. Para saber mais, clique aqui.

EJE/RS promoveu com EJE/MG curso de formação em cidadania em Porto Alegre-RS

Nos dias 5 e 6.9, a EJE/RS promoveu o curso Formação de Formadores Cidadania. A equipe da EJE/MG, idealizadora do projeto, foi responsável por transmitir os conhecimentos, estruturados em eixos temáticos, a uma plateia composta por servidores da Justiça Eleitoral gaúcha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos TREs do Acre, Amapá, Sergipe e Piauí. Confira!

“O papel da Justiça e do Julgador no Cenário Atual: uma abordagem ética e filosófica”

EJE/RS promoveu o painel “O papel da Justiça e do Julgador no Cenário Atual. O objetivo do evento foi ampliar a discussão sobre a função do Poder Judiciário na sociedade atual, a partir de diferentes perspectivas éticas e filosóficas. Clique aqui para mais informações.

TRE-RS, por meio da sua EJE/RS, institui programa "Mais Mulheres na Política"

Foi publicada, no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral do RS do dia 21.08.19, a Portaria TRE-RS P n. 210, de 19 de agosto de 2019, que institui o programa “Mais Mulheres na Política”, da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJE/RS).O programa, de caráter permanente, é voltado à promoção de ações de educação e conscientização sobre a participação feminina na política. Saiba mais.

EJE/TSE

Conexão Eleitoral destaca o programa Eleitor do Futuro

O Conexão Eleitoral desta semana destaca o programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Com o projeto, crianças e jovens de escolas públicas aprendem sobre a importância da cidadania e do exercício do voto. Os pequenos eleitores participam de campanhas eleitorais fictícias, além de simularem um treinamento de mesários e uma votação na urna eletrônica. Saiba mais clicando aqui.

Momento Eleitoral

Quais as consequências práticas de se ampliar a democracia dentro dos partidos políticos? No Momento Eleitoral desta semana, Democracia intrapartidária (nº 82), Henrique Amaral conversa com Juliana Deléo, assessoria de gabinete de ministro do TSE. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.


13/09/2019

EJE/AL

TRE-AL e EJE/AL trazem curso com Alexandre Basílio em 17.9 e realizam palestras com eleitor jovem

A Escola Judiciária Eleitoral de Alagoas traz o palestrante de grande renome Alexandre Basílio no próximo dia 17.9. O curso Impacto das Eleições 2018 e as expectativas para 2020, ocorrerá na sede da ESMAL, Farol, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Sobre os programas de responsabilidade social, esta unidade tem um Cronograma até o dia 28.11 de 2019. Clique aqui para mais.

EJE/AM

EJE/AM realizará Curso de Português Jurídico e Redação Oficial

O curso acontecerá nos dias 16, 17 e 18.9, tendo como palestrante a servidora da EJE/MT, Janis Eyer Nakahati. O objetivo é aprimorar e atualizar os conhecimentos dos servidores, assessores, juízes e operadores do Direito em relação à Língua Portuguesa aplicada à linguagem jurídica e redação oficial, visando a objetividade e clareza das peças processuais e dos textos oficiais.

EJE/BA

#Partiumudar: primeira etapa do projeto 2019 percorreu três municípios em um dia

O TRE-BA, por meio da sua EJE, e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Coordenação de Política para a Juventude (CPJ), deram início, em 3.9, às ações do Projeto #Partiumudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio. As atividades serão realizadas em algumas instituições de ensino da rede estadual durante o mês de setembro. Confira!

CINDIPEL encerra atividades com saldo positivo, depois de sucessão de debates

O primeiro Colóquio Internacional de Direito Político e Eleitoral (CINDIPEL) foi encerrado na tarde de 6.9 com debate sobre Corrupção nas Eleições e Financiamento de Campanhas Eleitorais. O evento, promovido pela EJE/BA, contou com renomados palestrantes nacionais e estrangeiros nas áreas da Ciência Política e do Direito. O Presidente Des. Jatahy Júnior agraciou os ministros do TSE, Tarcísio Vieira e Sérgio Banhos com a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Francisco Peçanha Martins. Para mais informações, clique aqui.

EJE/CE

VIII Semana da Justiça Eleitoral

A EJE/CE realizará a VIII Semana da Justiça Eleitoral, no período de 16 a 20.9, com atendimentos e serviços ao eleitor. O evento contará com apresentações artísticas dos alunos da rede pública estadual de ensino e com distribuição de mudas.

EJE/MG

2º Seminário de Habilidades Sociais no Trabalho

A EJE/MG promoverá, em setembro, 3 turmas do 2º Seminário de Habilidades Sociais no Trabalho, tema Gestão de Conflitos, Diversidade e Flexibilidade, sob a coordenação da psicóloga Adriana Cássia Papa, que visa capacitar os gestores do TRE-MG.

Cine Café (TRE-MG) - Edição especial Acessibilidade

No dia 17.9, o TRE-MG realizará mais uma edição do projeto Cine Café. Dessa vez a temática é Acessibilidade. Durante o evento, serão exibidas algumas cenas do filme X-Men: Primeira Classe e, em seguida, será realizado um debate tendo como tema "A inclusão por meio da diversidade". Participarão do debate João Andrade Neto, Clairton Thomazi, Laura Martins e Wendelaine Cristina.

EJE/MG capacita servidores do TRE-MG

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG realiza diversas ações com o objetivo de capacitar seus servidores. Em 5.9, promoveu o curso Rotinas Criminais Eleitorais, que visa auxiliar no processo e instrução regular das ações penais eleitorais. Dando continuidade à capacitação dos servidores dos cartórios eleitorais para uso e interpretação de Libras, a EJE/MG está promovendo, por meio da Associação de Surdos de Minas Gerais, o módulo I do nível intermediário do curso em Libras, bem como a segunda turma do curso EaD Redação Jurídica, na plataforma virtual da empresa Português Sem Limite. Por fim, entre 9 e 20.9, realizará 4 turmas do curso presencial de 20 horas de Formação e Reciclagem de Brigadistas de Incêndio para seus servidores.

EJE/MG realizará mais uma turma do Curso Análise de Riscos e Gerenciamento

A EJE/MG, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Estratégica realizará, no mês de setembro, mais uma turma do Curso Análise de Riscos e Gerenciamento, que capacitará as chefias das unidades na metodologia de gestão de riscos.

Palestra e oficina Prevenção e Gestão de Crise de Imagem

Em 30.9, a EJEMG promoverá para os gestores do TRE-MG a palestra e a oficina Prevenção e Gestão de Crise de Imagem, haja vista o cenário atual marcado por crises de imagem, reputação e fake news.

Palestra Reputação Corporativa – Desafios e Riscos

Em 23.9, a EJE/MG promoverá a palestra Reputação Corporativa – Desafios e Riscos, com a Professora Doutora Ana Luísa de Castro Almeida, Presidente da Reputation Institute Brazil.

Servidores dos cartórios eleitorais serão capacitados para utilizar o Sistema PJe

Em 13.9, os servidores dos cartórios eleitorais de Belo Horizonte serão capacitados, em curso de carga horária de 3 horas, para utilizar o Sistema PJe.

EJE/PE

CEMEL pelos meus olhos

As Escolas públicas e privadas do ensino fundamental 2 e médio do estado estão sendo convidadas para, às terças e quintas-feiras, trazerem seus alunos para conhecerem o Centro de Memória da Justiça Eleitoral. Os alunos são incentivados a fotografar e a publicar no Instagram do CEMEL, usando a hashtag #cemelpelosmeusolhos.

Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PE concede Diplomas de Mérito Acadêmico

O diploma é considerado símbolo de honra da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE/PE) e destina-se a agraciar pessoas que contribuíram com a Escola, a partir de ações para a consolidação e disseminação da cidadania e do conhecimento. Saiba mais.

TSE e Codeje reforçam parceria

Em 28.8, o Diretor da EJE-TSE, Dr. Flávio Pansieri, esteve em encontro com o Presidente do CODEJE, Des. Delmiro Dantas Campos Neto, Diretor da EJE/PE, para apresentar pré-Projeto Político-Pedagógico que será apresentado à Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministra Rosa Weber e ao Pleno da Corte. Clique aqui para mais informações.

EJE/TSE

Conexão Eleitoral destaca o programa Eleitor do Futuro

O Conexão Eleitoral desta semana destaca o programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Com o projeto, crianças e jovens de escolas públicas aprendem sobre a importância da cidadania e do exercício do voto. Os pequenos eleitores participam de campanhas eleitorais fictícias, além de simularem um treinamento de mesários e uma votação na urna eletrônica. Saiba mais clicando aqui.

Momento Eleitoral

Como funciona a produção de documentos eletrônicos no TSE e como fazer uma gestão eficiente desses documentos? O Coordenador de Gestão Documental do TSE, Cleber Schumann, trata desse assunto no Momento Eleitoral desta semana (nº 81). Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.