Eventos

Nova logo da Escola Judiciária Eleitoral, sem os números (15 anos).

Maio 2019

Seminário Internacional Fake News e Eleições

16/05 e 17/05

Local: Auditório I do TSE, Brasília (DF)

Para mais informações clique aqui


Abril 2019

VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais – ENEJE

04/04 e 05/04

Local: Auditório III do TSE, Brasília (DF)

 PROGRAMAÇÃO*

Quinta-feira, 04 de abril de 2019

18:30

Abertura

- Palavras da Ministra Rosa Weber, Presidente do TSE
- Palavras do Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

19:00

Palestras

- Ministro Luís Roberto Barroso
- Ministro Edson Fachin


Sexta-feira, 05 de abril de 2019

9:00

Reunião Executiva com Diretores de EJEs
Pacto pela Democracia do Sistema EJE
Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

10:00

Diálogo sobre Formação em Direito Eleitoral
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

10:30

Diálogo sobre Cidadania
Geraldo Campetti, EJE/TSE

11:00 Utilização de metodologias ativas em ações de educação para cidadania

Prof. Dra. Acácia Kuenzer, Universidade Federal do Paraná

12:30

Intervalo para almoço
14:30

Reunião pedagógica de coordenadores de EJEs
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

16:30 Coffee end

*Sujeita a alterações.

Click aqui e receba o informativo Acontece nas EJEs por e-mail.


23/05/2019

EJE/AP

IV Fórum Permanente de Boas Práticas na Administração Pública

O TRE-AP, em parceria com diversos órgãos públicos, realizou o “IV Fórum Permanente de Boas Práticas na Administração Pública”, que neste ano, abordou o tema sustentabilidade. O evento, realizado pela EJE/AP, ocorreu no plenário do TRE-AP e teve início às 18h de 22.5. Em 23.5, seguiu com palestras às 8h30 e às 14h. Confira!

EJE/DF

Curso Normas e Práticas Cartorárias – fase 3

A Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal Rui Barbosa informa que realizará o Curso Normas e Práticas Cartorárias – Fase 3, em 30 e 31.5, no Auditório do TRE-DF. Com carga horária de 16 horas, o curso conta com os formadores Euder Monteiro e Wendelaine Cristina Correia, sendo o público-alvo os servidores dos cartórios eleitorais e da secretaria.

EJE/MG

5º Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário

21 servidores da Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria (CCI) participam do 5º Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário, que ocorre no Auditório do TJ-MG entre 22 e 24 de maio. O evento tem como objetivo apresentar as boas práticas desenvolvidas nos diversos órgãos do Judiciário nos temas relacionados. No Módulo Gestores, realizado em 21.5, gestores dos TJ-MG, TJM-MG, TRT-3ª região e TRT-1º região discutiram temas de interesse da área de auditoria e controle interno, governança e gestão de riscos.

Gestão de Processos

No dia 30.5, 30 gestores da Secretaria serão capacitados na análise de rotinas, processos e procedimentos de trabalho, estabelecendo prioridades, definindo indicadores de desempenho da unidade e propondo ajustes e melhorias. O curso será realizado no Centro de Treinamento do TRE-MG, e faz parte do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) e do Itinerário Formativo de Gestores.

Gestão de Riscos

Nos dias 23 e 24.5, ocorre a segunda turma do curso Gestão de Riscos no Centro de Treinamento do TRE/MG. O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Gerencial e do Itinerário Formativo de Gestores, construído pela EJE/MG a partir dos resultados das avaliações de competências gerenciais e de reuniões com representantes do corpo gerencial da instituição.

Projeto Conhecendo  a Justiça Eleitoral

Em 22.05, a EJE/MG realizou mais um evento do projeto Conhecendo a Justiça Eleitoral. O objetivo do projeto é divulgar as ações da Justiça Eleitoral e estimular entre os estudantes, principalmente universitários, o estudo do Direito Eleitoral.

SEI - para deficientes visuais

Três servidores da EJE/MG participaram, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do treinamento para os usuários com deficiência visual no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O curso foi ministrado pela EJEF em 20.5.

EJE/MS

II Congresso Internacional de Direito Eleitoral

A EJE/MS promoverá, em 24.5, o II Congresso Internacional de Direito Eleitoral (CONIDEL), que em 2019 terá como homenageado o Min. Luís Roberto Barroso. O evento objetiva proporcionar à comunidade jurídica e à sociedade em geral espaço fecundo para discussão dos mais palpitantes e atuais temas do Direito Eleitoral e Político em nível mundial. Para mais informações, clique aqui.

EJE/PI

EJE/TRE-PI realiza diplomação simbólica de eleitos em atividade do Programa Eleitor e Político do Futuro

Durante a Sessão Ordinária de 7.5, foi realizada a diplomação dos líderes escolhidos pelo voto eletrônico nas Eleições Parametrizadas do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI), Didácio Silva, realizadas em 26.4. A atividade seguiu todo o rito de uma eleição oficial, e contou com abertura realizada pelo presidente do TRE-PI, Des. Francisco Antônio Paes Landim Filho. Saiba mais.

EJE/PR

Eleitor do Futuro diploma estudantes

O presidente do TRE-PR, Des. Gilberto Ferreira, realizou, em 20.5, a diplomação do Eleitor do Futuro, projeto da EJE/PR que elegeu, no último dia 30.04, representantes dos grêmios estudantis das escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A parceria com a Secretaria Municipal da Educação contribui para que os estudantes pratiquem a cidadania, estimulando o exercício do voto responsável. Clique aqui para conferir.

EJE/TSE

Momento Eleitoral

O programa Momento Eleitoral exibiu o programa Sistematização das Normas Eleitorais (nº 65), com o Ministro Edson Fachin, que discorre a respeito do tema. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.

ERRATA:

O Acontece nas EJEs 16.5.2019 replicouas notícias da EJE/PR como sendo da  EJE/PB. As chamadas Curso de Gerenciamento do Tempo à distância em andamento, Dois Vizinhos (PR) recebe o projeto Parlamento Jovem e Estudantes visitam a Escola de Cidadania Política da EJE/PR são, portanto, informações da EJE/PR.


16/05/2019

EJE/BA

EJE/BA promoverá painel sobre eficiência e moralidade no Poder Judiciário e a missão tutelar do CNJ

Dando continuidade ao projeto ‘Sextas Culturais’, a EJE/BA realizará painel sobre eficiência e moralidade no Poder Judiciário e a missão tutelar do CNJ, em 17.5. O evento contará com as participações do conselheiro Henrique Ávila e do professor da UFBA Gabriel Marques. O painel está previsto para começar às 9h, na Sala de sessões do Regional. Confira

Estudante visita Prefeitura de Feira de Santana, no âmbito do Projeto Eleitor do Futuro’, da EJE/BA

O estudante da Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães, João Rafael Resende dos Santos, 17 anos, eleito “prefeito” em votação simulada do Projeto ‘Eleitor do Futuro’, realizada no dia 1.3, viveu uma experiência especial em 12.4, ao partilhar com o prefeito da cidade de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, alguns momentos da sua rotina de trabalho. Clique aqui para mais.

Crimes comuns relacionados à eleição serão debatidos em workshop na próxima segunda (20.5)

“A Justiça Eleitoral e os Crimes de Corrupção e Lavagem de Dinheiro Relacionados à Eleição” será tema de workshop que acontece na próxima segunda-feira (20.5). O evento é promovido pelo TRE-BA, por meio da Ouvidoria e da EJE/BA, em parceria com a Faculdade Baiana de Direito. A abertura está prevista para 9h, no auditório da instituição de ensino, em Salvador. Saiba mais!

EJE/MT

Acadêmicos do 9º semestre de Direito da Unemat visitam TRE-MT

O TRE-MT recebeu, nesta quarta-feira (15.5), os alunos do 9º semestre do curso de Direito da Universidade de Mato Grosso para visita guiada. Os estudantes assistiram à sessão plenária, visitaram o depósito de urnas e conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral. Para mais informações, clique aqui.

EJEP

Ministro do TSE profere aula na EJEP

Na última segunda-feira (13.5), o ministro do TSE Tarcisio Vieira de Carvalho Neto falou sobre “Controle de Constitucionalidade no Direito Eleitoral: Interpretação do TSE” aos alunos do curso de pós-graduação em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral, promovido pela Escola Judicial Eleitoral Paulista – EJEP. Confira!

EJE/PB

Curso Prestação de Contas na Justiça Eleitoral

Nos dias 30 e 31.5, a EJE/PB realizará Curso de Prestação de Contas na Justiça Eleitoral, com ênfase nas contas anuais de partidos políticos, que será ministrado pela Secretária de Controle Interno do TRE-SC Denise Goulart Schilikmann. O curso é voltado para servidores responsáveis pela análise técnica e julgamento das prestações de contas anuais dos partidos políticos.

Debate jurídico colaboração premiada

No dia 21.5, a EJE/PB realizará debate jurídico cujo tema é “Colaboração premiada: aspectos relevantes para combater a impunidade e assegurar garantias fundamentais do cidadão”. Aberto à sociedade em geral, o evento conta com participação do Delegado Federal Fabiano Emídio e do advogado criminalista Diego Cazé, e é mediado pelo Procurador da República Tiago Misael.

Minicurso de Direito Constitucional

Nos dias 2 e 3.5, a EJE/PB realizou o Minicurso de Direito Constitucional – um redirecionamento constitucional às expectativas eleitorais e reflexos nas Eleições 2020. Ministrado pelo Prof. Dr. Daniel Gustavo Falcão Pimentel dos Reis, o minicurso teve a participação de servidores, juízes e estagiários de Direito.

Projeto Mandato Legal leva alunos de ensino médio à Câmara Municipal e recebe universitários no TRE

Em 13.5, a EJE recebeu alunos graduandos e pós-graduandos, estagiários do Projeto Aprendiz de Vereador da Escola Legislativa da Câmara Municipal de João Pessoa, para assistir à sessão do pleno e palestras, bem como conhecer o Memorial do TRE. A EJE/PB inaugurou em março o Projeto Mandato Legal, a fim de despertar jovens para o acompanhamento do investimento das verbas públicas. Foi firmado o Acordo de Cooperação com o TCE-PB e a Câmara Municipal de João Pessoa, viabilizando o acesso dos alunos.

EJE/PR

Curso de Gerenciamento do Tempo à distância em andamento

A EJE/PR promove, no período de 13 a 24.5, a primeira turma do curso à distância "Gerenciamento do Tempo". O curso, elaborado pelo TRE-MG e cedido ao TRE-PR, encontra-se disponível na Sala de Aula Virtual da EJE/PR e conta com 80 servidores inscritos, da Secretaria e dos Cartórios da Capital e do Interior do Estado. Acesse já!

Dois Vizinhos (PR) recebe o projeto Parlamento Jovem

No dia 9.5, alunos do Colégio SESI de Dois Vizinhos, sudoeste do Paraná, participaram do Projeto Parlamento Jovem, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE/PR). Os alunos assistiram a palestras, que abordaram, entre outros temas, a propaganda eleitoral, os crimes eleitorais e o recadastramento biométrico obrigatório, que está sendo realizado na zona eleitoral. Saiba mais.

Estudantes visitam a Escola de Cidadania Política da EJE/PR

Nos dias 9 e 10.5, a Escola de Cidadania Política da EJE/PR recebeu estudantes para participar do projeto "Por dentro da Justiça Eleitoral". Durante a visita, os alunos participaram de uma palestra sobre cidadania, incluindo o tema a “Justiça Eleitoral e a função dos Três Poderes e dos agentes públicos”. Ao final do encontro, os alunos realizaram uma votação simulada. Clique aqui para mais informações.

EJE/RJ

3º Colóquio do COPEJE

O III Colóquio COPEJE, a ocorrer em 24.5, abordará "A efetividade dos procedimentos criminais na Justiça Eleitoral – desafios e aspectos relevantes". Realizado pela EJE/RJ, em parceria com o colégio de juristas, o evento conta com a presença de ilustres palestrantes, como o Desembargador Fed Telson Luís C. Ferreira, o Procurador Regional da República José Jairo Gomes e a advogada Vania Aieta. Inscreva-se!

EJE/RO

Projeto Patrulha Eleitoral é homenageado na Assembleia Legislativa

O Projeto Patrulha Eleitoral será homenageado, em sessão solene da Assembleia Legislativa de Rondônia, no dia 17.5, com fundamento no notável trabalho realizado na formação dos jovens do estado. O projeto integra o Programa Eleitor do Futuro e, desde 2006, capacita estudantes para o exercício consciente e responsável da cidadania.

EJE/TSE

Diretor da EJE/TSE participa do Seminário Internacional Fake News e Eleições

O encontro, que debaterá a influência das notícias falsas no processo eleitoral, terá o diretor da EJE/TSE, Dr. Flávio Pansieri, como mediador do painel Liberdade de expressão x crime contra a honra. A  abertura do evento conta com a presidente do TSE, Ministra Rosa Weber, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e a Procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, entre outras autoridades. Confira!

Momento Eleitoral

O programa Momento Eleitoral exibiu o programa Abuso de poder no Direito Eleitoral (nº 64), com procurador eleitoral Rafael Costa, que responde à pergunta: quais as consequências eleitorais da prática de abuso de poder? Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.