Eventos

Nova logo da Escola Judiciária Eleitoral, sem os números (15 anos).

Junho 2019

Seminário "Questões Controvertidas de Crimes e Procedimentos Eleitorais: Conexão com os Crimes Comuns"

Realização: Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal “Rui Barbosa”

Público-alvo: Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados Públicos e Privados, Defensores Públicos, Servidores do Poder Judiciário e Estudantes de Direito

Local: Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal

Data: 27 de junho de 2019

Carga horária: 6 horas

Inscrições (gratuitas) até o dia 25/06/19 pelo link: http://tiny.cc/seminarioejedf

Vagas limitadas

 

1ª Competição de Direito Eleitoral

A Faculdade de Direito Milton Campos está realizando, com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a I Competição de Direito Eleitoral. 

O evento vai acontecer entre os meses de junho e agosto, e dentre os objetivos da competição estão: promover práticas de pesquisa – teórica e aplicada – envolvendo Direito Eleitoral; estimular os estudantes a pensarem e relacionarem o Direito a partir de casos práticos, para cuja análise, defesa e solução serão necessários conhecimentos de diferentes áreas jurídicas; desenvolver habilidades de oratória, argumentação, persuasão, clareza e organização na exposição do raciocínio jurídico; desenvolver habilidades de redação e de argumentação jurídicas.

Equipes: De 03 a 05 pessoas;
Período de inscrição: 22/04/2019 à 25/06/2019;
Data da Final: 22 e 23 de agosto;
Para se inscrever, acesse o site e confira como participar: https://mcampos.br/1a-competicao-de-direito-eleitoral/


Maio 2019

Seminário Internacional Fake News e Eleições

16/05 e 17/05

Local: Auditório I do TSE, Brasília (DF)

Para mais informações clique aqui


Abril 2019

VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais – ENEJE

04/04 e 05/04

Local: Auditório III do TSE, Brasília (DF)

 PROGRAMAÇÃO*

Quinta-feira, 04 de abril de 2019

18:30

Abertura

- Palavras da Ministra Rosa Weber, Presidente do TSE
- Palavras do Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

19:00

Palestras

- Ministro Luís Roberto Barroso
- Ministro Edson Fachin


Sexta-feira, 05 de abril de 2019

9:00

Reunião Executiva com Diretores de EJEs
Pacto pela Democracia do Sistema EJE
Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

10:00

Diálogo sobre Formação em Direito Eleitoral
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

10:30

Diálogo sobre Cidadania
Geraldo Campetti, EJE/TSE

11:00 Utilização de metodologias ativas em ações de educação para cidadania

Prof. Dra. Acácia Kuenzer, Universidade Federal do Paraná

12:30

Intervalo para almoço
14:30

Reunião pedagógica de coordenadores de EJEs
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

16:30 Coffee end

*Sujeita a alterações.

Click aqui e receba o informativo Acontece nas EJEs por e-mail.


29/10/2019

EJE/BA

Improbidade Administrativa e Combate à Corrupção no Brasil é tema de debate no TRE-BA

A palestra, ministrada pelo especialista em Direito Público Matheus Carvalho, trouxe medidas que podem ser tomadas para auxiliar o combate à corrupção no Brasil. Clique aqui e saiba mais a respeito da iniciativa!

EJE/AC

Curso Educação financeira e os princípios bíblicos sobre dinheiro

A EJE/AC promoveu, no último dia 21, curso sobre educação financeira destinado aos servidores, magistrados e demais interessados. Maneiras inteligentes e eficientes de lidar com recursos financeiros são conhecimentos de especial importância para a vida pessoal e profissional.

Palestra sobre Segurança da Urna Eletrônica

A EJE/AC, em parceria com a STI, ministrou palestra aos jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em 25.10, sexta-feira, com enfoque na segurança da urna eletrônica com vistas ao combate à desinformação. A apresentação trouxe informações sobre a fabricação da urna, seu funcionamento, mecanismos de segurança e transmissão de dados. Participaram da palestra 90 estudantes.

EJE/CE

Atendimento Biométrico para Deficientes

A EJE/CE promoveu, em 23.10, ação de cidadania na sede do Movimento Inclusão, localizado no Centro de Fortaleza. A iniciativa consistiu no atendimento de pessoas com deficiência. Para esse fim, foram instalados quatro equipamentos biométricos nas dependências dessa instituição, que reúne três associações, responsáveis pelo suporte às pessoas com diferentes tipos de deficiência. Confira.

EJE/MA

Presidente do TRE-MA convoca participação política em palestra do Voto Jovem

O projeto Voto Jovem na Escola é uma iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral do Maranhão, cuja coordenação dos trabalhos é do desembargador Tyrone Silva, atual corregedor, com apoio da Escola Judiciária Eleitoral, que está, desde 2009, visitando escolas do estado, em especial de São Luís. O presidente do TRE-MA, em palestra pela ação, pediu aos jovens que “participem, se envolvam, pesquisem a veracidade do que ouvem sobre o processo eleitoral”. Saiba mais!

EJE/MG

Avaliação de riscos psicossociais

Em 27.11, acontecerá a palestra Avaliação de Riscos Psicossociais para gestores da Secretaria e dos cartórios eleitorais da capital. Objetiva-se que os gestores desenvolvam habilidades para entender os conceitos e métodos utilizados na realização da pesquisa de riscos, identificar os fatores de riscos da pesquisa e atuar nas ações de prevenção e gestão.

Oficinas sobre Moodle e Checagem de informações

Em novembro, a EJE/MG promoverá oficinas para seus servidores. Nos dias 6 e 7,  cerca de 30 tutores dos cursos a distância do TRE-MG participarão de oficina sobre o Moodle, com o objetivo de obter maior conhecimento da plataforma. Já em 22.11, o Comitê de credibilidade e outros servidores ligados ao planejamento estratégico, comunicação e segurança da informação participa da oficina Checagem de Informações. A Agência de Jornalismo e Checagem LUPA S/A vem desenvolvendo programa LupaEducação, com objetivo de capacitar pessoas na verificação da informação.

EJE/PE

EJE promove 3º Simpósio Eleitoral em Debate

O evento, que será realizado no dia 7.11, contará com grandes nomes da área jurídica eleitoral, em níveis estadual e nacional. Serão abordados relevantes e atuais temas concernentes ao Direito Eleitoral, tendo como foco as Eleições de 2020. Para leitura da notícia completa, clique aqui.

EJE/TO

Aumenta procura por serviços eleitorais após implantação do projeto Líder do Futuro na 20ª ZE de Peixe

Implantado no dia 1º deste mês, o Projeto Líder do Futuro vem despertando na comunidade da 20ª Zona Eleitoral de Peixe o interesse pelos serviços eleitorais. Nos últimos dias, a procura por emissão do Título de Eleitor aumentou bastante no Cartório Eleitoral, a maioria jovens. Clique aqui para mais informações.

EJE/TSE

Momento Eleitoral

O programa Momento Eleitoral exibiu os programas Prestação de contas (nº 87), com o assessor de exame de contas eleitorais e partidárias do TSE, Eron Pessoa, e Registro de candidatura (2) (nº 88), com o secretário judiciário do TSE, Fernando Alencastro. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.


18/10/2019

EJE/AM

Videoaula com o tema "Reversão Legislativa"

EJE/AM, em parceria com a UEA, promoverá uma videoaula com o tema “Reversão Legislativa”, com tradução simultânea em libras, que será transmitida via IPTV. A aula será ministrada pelo Prof. Msc Leland Barroso de Souza, no dia 22.10, das 10 às 11h, a acadêmicos e servidores do TRE/AM.

EJE/MG

Curso sobre gestão de riscos, de processos e de projetos

Nos dias 29 e 30.10, terá lugar a quinta turma do curso Gestão de Riscos na Sala Multimídia do TRE-MG, com o objetivo capacitar as chefias para que possam exercer as atribuições pertinentes à metodologia publicada na Portaria nº210/PRE 2018, referente à Política de Gestão de Riscos do TRE.

3º e 4º Seminário de Habilidades Sociais no Trabalho

A EJE/MG promoverá, nos dias 21, 22 e 24.10, 3 turmas do 3º Seminário de Habilidades Sociais no Trabalho, visando capacitar gestores da Secretaria do TRE-MG. O evento abordará os seguintes temas: gestão participativa e processos decisórios, equipes colaborativas, compartilhamento de aprendizagens e negociação, sob a coordenação da psicóloga Adriana Cássia Papa. Já o 4º Seminário terá lugar nos dias 25, 26 e 29.11, sendo a primeira turma para secretários e coordenadores, e as seguintes para chefes de seção.

Curso prático de elaboração de instrumentos de medida de resultados – IMR

A Escola Judiciária realizou, nos dias 17 e 18.10, no Centro de Treinamento do Edifício Acaiaca, em Belo Horizonte, o curso prático de elaboração de instrumento de medição de resultado – IMR, com base na IN SEGES/MPDG 05/2017. Durante o curso, foram também abordadas noções sobre gerenciamento de riscos nos contratos públicos e elaboração de mapa matriz de riscos.

Noções de Governança e Gestão estratégica

A EJE/MG, junta à CGE promoverá o curso Noções de Governança e Gestão Estratégica, para os gestores da SGA, SGP, Ouvidoria, Escola Judiciária e CCS. As 3 turmas acontecerão em novembro nos dias 4 e 5, 11 e 12 e 18 e 19.11, no Edifício Acaiaca, com o objetivo auxiliar os gestores a coordenarem o processo de revisão dos indicadores estratégicos existentes .

Palestra sobre Segurança da Mulher

Em 23.10, de 14h às 16h, no Auditório do TRE, a EJEMG promoverá a palestra Segurança da Mulher, ministrada por policiais femininas, que abordará as diversas formas de violência doméstica, as medidas protetivas de urgência, como agir e denunciar diante dos episódios de violência, dentre outros assuntos.

Projeto 3º turno

No dia 25.10, às 17h, no auditório do TRE/MG, acontecerá mais uma edição do Projeto 3º Turno. O tema a ser debatido é "Impactos da reforma eleitoral nas Eleições de 2020"O projeto tem a proposta de estabelecer um destacado espaço para o debate e para a reflexão sobre o processo político-eleitoral brasileiro.

Curso de Administração de Sistemas Linux e sobre Rotinas Criminais Eleitorais – módulo II

Servidores da Seção de Monitoramento e Segurança dos Ambientes Computacionais – participarão do curso “Administração de Sistema Linux” que acontecerá na Escola Superior de Redes (ESR), em Belo Horizonte, no período de 21 a 25.10, com carga-horária 40 horas. Além disso, A EJE/MG promoverá o curso Rotinas Criminais Eleitorais – módulo II, com o objetivo de capacitar servidores dos cartórios eleitorais de BH nos temas relacionados aos crimes conexos: atos processuais praticados na tramitação das ações penais eleitorais e crimes comuns a eles conexos; estudo das nulidades; ocultação de bens, direitos e valores e delitos praticados por organizações criminosas.

EJE/TSE

Momento Eleitoral

De onde os partidos políticos recebem recursos financeiros? Por que eles precisam de dinheiro e com o que podem gastar? Estas são perguntas que a assessora de gabinete de ministro do TSE, Juliana Deléo, responde no Momento Eleitoral desta semana, Financiamento dos partidos políticos (nº 86). Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.