Eventos

Nova logo da Escola Judiciária Eleitoral, sem os números (15 anos).

18/03/2019

EJE/AM

“Mulheres no Poder” é tema de palestra promovida pela Escola Judiciária

O TRE-AM, por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE/AM) promove, no dia 18.3, a palestra “Mulheres no Poder: a educação como ponto de partida”. Os  objetivos são conscientizar a mulher acerca do poder transformador da educação na conquista da igualdade e de despertar o interesse e estimular a participação feminina nos cargos de liderança e nos processos decisórios da nação. 

EJE/BA

Escola Judiciária Eleitoral promove painel sobre trajetórias e desafios da mulher no século XXI

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8.3, a EJE/BA promoverá, no próximo dia 22.3, o painel “A Mulher no Século XXI – trajetórias e desafios” – Edição Salvador. O evento ocorre às 9h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e tem como público-alvo magistrados eleitorais, membros do Ministério Público, advogados, servidores do TRE-BA e estudantes. Confira

EJE/PE

Mulher, Política, Justiça e Cidadania: a Mulher na Sociedade Brasileira 2019

A EJE/PE realiza, no dia 28.3, às 9h, a terceira edição do evento Mulher, Política, Justiça e Cidadania: a Mulher na Sociedade Brasileira 2019. O evento terá lugar na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, onde serão apresentados os painéis “Mulher e Cidadania”, “Mulher e Política” e “Mulher e Justiça”, com a presença da ex-ministra do TSE Luciana Lóssio, da Des. Eleitoral Karina Aragão e da Prefeita do município de Cumaru/PE, Mariana Mendes de Medeiros, entre outros. 

EJE/RO

Eleição de Líderes

Em 14.3 foi realizada, pela EJE/RO, a Eleição dos líderes de turma da Escola Bilíngue Maple Bear – Porto Velho, da qual participaram oito turmas, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio. Essa é uma atividade na qual as urnas eletrônicas são utilizadas como uma das etapas de divulgação do processo eleitoral. Todos os anos, diversos pedidos similares são atendidos pela EJE com esse objetivo. 

EJE/RO inicia o Projeto Patrulha Eleitoral – Versão 2019

Essa etapa do projeto contempla a preparação de estudantes do Ensino Médio para atuarem na fiscalização dos parlamentares eleitos em 2018. O conteúdo e a definição das estratégias pedagógicas mais adequadas aos objetivos do projeto foram formatados durante oficina realizada nos dias 12 e 13.3. 

Projeto Quartas Eleitorais

Iniciando-se em 20.3, com o tema “Mulheres nos Espaços de Poder”, o projeto visa fomentar o debate acadêmico sobre temas relevantes do Direito Eleitoral, sempre na última quarta-feira de cada mês. O evento, que conta com a participação das faculdades locais, especialmente do curso de Direito, trará convidados atuantes nas áreas de debate no período de março a novembro de 2019. 

EJE/TSE

Diretor da EJE/TSE se reúne com representantes da Abert para tratar da sistematização das normas eleitorais

O diretor da EJE/TSE, Flávio Pansieri, reuniu-se em 13.3 com representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Entre outros assuntos de interesse da Escola, foi dada continuidade às atividades do grupo de trabalho criado pelo ministro Luiz Edson Fachin para a sistematização das normas eleitorais. Participaram da reunião o diretor-geral da Abert, Cristiano Lobato Flores, o diretor jurídico da Associação, Rodolfo Salema, e o Assessor-Chefe da EJE/TSE, Rene Sampar. 

Momento Eleitoral

O programa Momento Eleitoral exibiu o programa Direitos políticos na CF (nº 56), com a professora de Direito Eleitoral Fernanda Lage, que conversou com o jornalista Henrique Amaral sobre os direitos políticos na Constituição Federal. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube. 


08/03/2019

EJE/SC

Pós-graduação em Gestão Judiciária Eleitoral

Abertas as inscrições para a segunda turma do curso de pós-graduação, em nível de Especialização, em Gestão Judiciária Eleitoral, modalidade Ensino a Distância, disponibilizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/SC) do TRE-SC, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os interessados podem se inscrever pelo site da Univali. Confira! 

Programa Eleitor do Futuro em todo o Estado de Santa Catarina

A EJE/SC inicia o ano de 2019 em parceria consolidada com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Juntas, desenvolverão a metodologia para a implantação do Programa Eleitor do Futuro nas Unidades de ensino da rede pública do Estado catarinense. Crianças e jovens matriculados receberão informações acerca do processo eleitoral e irão conhecer e manusear a urna eletrônica.

EJE/TSE

Momento Eleitoral

O programa Momento Eleitoral exibiu os programas Novo CPC no campo do Processo Eleitoral (nº 54), com o procurador eleitoral João Lordelo, e Escola Judiciária Eleitoral (nº 55), com diretor da EJE/TSE, Flávio Pansieri. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.

Presidente da AJUFE se reúne com diretor da EJE/TSE

O diretor da EJE/TSE, Flávio Pansieri, recebeu membros da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) para discutir projetos da Escola para 2019 dentro do Eixo Formação. No dia 27.2, O presidente da AJUFE, Dr. Fernando Marcelo Mendes, a vice-presidente, Dra. Patrícia Helena Daher Lopes e o Dr. Antônio César Bochenek estiveram na EJE/TSE para tratar do tema.

Abril 2019

04/04 e 05/04

VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais – ENEJE

Local: Auditório III do TSE, Brasília (DF)