Solicitação de Chave de Acesso para o Uso do CANDex – Treinamento

ANTES DE SOLICITAR CHAVE DE ACESSO, LEIA COM ATENÇÃO ESSAS ORIENTAÇÕES

A versão TREINAMENTO do Sistema de Candidaturas – Módulo Externo – CANDex está disponível para “download” e poderá ser utilizada mediante o uso de chave de acesso, solicitada à Justiça Eleitoral por meio de formulário próprio.

A chave de acesso ao ambiente TREINAMENTO do Sistema de Candidaturas – Módulo Externo – CANDex possibilita a pessoas físicas conhecer e se familiarizar com as funcionalidades do sistema, para finalidades tais como:

• Treinamento para o preenchimento e a transmissão da ata e demais formulários de registro de candidatura
• Levantamento de dados para pesquisas, atividade docente ou outra finalidade acadêmica
• Elaboração de cartilhas ou manuais de utilização do sistema

Sobre a identificação do partido político e do município na chave de acesso ao ambiente TREINAMENTO do CANDex

Para permitir a sua operatividade, a chave de acesso ao ambiente TREINAMENTO do CANDex precisa conter a identificação de partido político e de município. Essa identificação:

• Será definida de modo aleatório, no momento de sua geração pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, não sendo possível ao requerente escolher o município ou o partido político da chave.
• Não possui qualquer valor jurídico, pois somente permitirá a configuração do ambiente TREINAMENTO do CANDex.

Assim, ficam os dirigentes partidários cientes de que outro partido político e/ou município poderão figurar na chave utilizada para treinamento interno à agremiação.

ATENÇÃO

Uma vez gerada a chave de acesso ao ambiente TREINAMENTO do CANDex, o requerente será o único responsável por sua guarda e utilização, inclusive em caso de compartilhamento com terceiros.

Ao acessar o CANDex, o usuário verificará, no canto superior direito da tela, a informação de que se encontra no ambiente TREINAMENTO, devendo estar atento ao seguinte:

• O ambiente TREINAMENTO do CANDex permite realizar, em caráter não oficial, todos os lançamentos de dados e documentos, preenchimento de ata, DRAP e RRC, geração de arquivos e, ainda, simulação de transmissão, possibilitando o percurso por todas as etapas do registro de candidatura no sistema.
• Esses arquivos gerados no ambiente TREINAMENTO do CANDex não possuem qualquer valor jurídico e não serão, em qualquer hipótese, convertidos em arquivos oficiais.
Tendo em vista a necessidade de preservação da integridade e segurança do Sistema de Candidaturas, os juízes e tribunais eleitorais não estão autorizados a deferir pedido de conversão dos arquivos gerados no ambiente TREINAMENTO do CANDex em arquivos oficiais ou a apreciar qualquer requerimento destinado de aproveitamento de dados inseridos na fase de treinamento no Sistema de Candidaturas da Justiça Eleitoral. Eventual decisão contrária a essa determinação não poderá ser executada e será comunicada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE à Presidência.
• Assim, a UTILIZAÇÃO EQUIVOCADA DA CHAVE DE ACESSO AO AMBIENTE TREINAMENTO DO CANDEX COM A INTENÇÃO DE GERAR DE ARQUIVOS OFICIAIS, PELO REQUERENTE OU POR TERCEIROS, NÃO PODERÁ SER IMPUTADA À JUSTIÇA ELEITORAL.

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO E ENVIO DO FORMULÁRIO

- Imprima o formulário;
- Preencha com todas as informações requeridas;
- Assinale os itens e assine a DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA;
- Digitalize o formulário preenchido e assinado;
- Encaminhe a cópia digitalizada por formulário: Abertura de chamado (Suporte de TI);
- Mantenha o pedido original em sua guarda, pois ele poderá ser requerido pela Justiça Eleitoral;
- Aguarde a resposta pelo mesmo endereço de e-mail, enviada em até 2 dias úteis.

Formulário CANDex - Treinamento (formato - PDF)