Sugestões de leitura

Contra a perfeiçãoÉtica na era da engenharia genética – Michael J. Sandel, Editora Civilização Brasileira – 2013

Contra a perfeição – Ética na era da engenharia genética, escrito por Michael J. Sandel, nos apresenta uma promessa e um dilema. A promessa é que, em breve, poderemos ser capazes de tratar e prevenir uma série de doenças debilitantes. O dilema é que, apesar desses e de outros benefícios, nosso repertório moral ainda está mal preparado para enfrentar as perguntas mais complexas suscitadas pela engenharia genética. Haveria algo errado em os pais escolherem o tipo de filho que querem ter? É errado os pais escolherem o sexo do bebê? E se fosse possível escolher não apenas o sexo, mas também a altura, a cor dos olhos, a cor da pele, o QI? A clonagem humana seria algo censurável? O livro explora esses e outros dilemas morais relacionados com a busca humana pela perfeição e como a revolução genética vai mudar a forma como discutimos a ética e as questões espirituais.


Elementos de Teoria Geral do Estado– Dalmo de Abreu Dallari, Editora Saraiva – 2013

A obra Elementos de Teoria Geral do Estado – sem restringir-se à exposição de conceitos teóricos – trata da organização e do funcionamento do Estado com enfoque nos aspectos práticos das circunstâncias que o permeiam e, portanto, apresentando-o como uma realidade dinâmica vivida por todos nós. Com essa abordagem, Dalmo de Abreu Dallari pretende, ainda, contribuir para a preparação do profissional do Direito para a realidade e os problemas da sociedade contemporânea.



Cora Corujita

Ação de incentivo à leitura

A Cora Corujita é a mascote da ação de incentivo à leitura da biblioteca do TSE. Seu objetivo é incentivar o gosto pela leitura literária. Ela estará sempre voando pela Revista Eletrônica com indicações de leitura e dicas para nossos pequenos leitores.

A Cora Corujita indica:

 

Raul Taburin Jean-Jacques Sempé, Editora Cosac Naify – 2010

O livro conta a história de Raul Taburin. Ele é o melhor mecânico de bicicletas de sua cidade, Saint Céron, onde, em sua homenagem, esse veículo recebeu o apelido de “taburinha”. Apesar de conhecer tudo sobre as bicicletas e seus problemas, ele guarda um grande segredo: não sabe andar de bicicleta! E se envolve numa situação complicada quando seu amigo, o fotógrafo Hervé Figure, resolve fotografá-lo pedalando.

 

A história do Natal – Justine Swain-Smith e Marie Grenwood, Editora Publifolha – 2008

Com páginas ricamente ilustradas, o livro conta aos pequenos leitores a história do Natal. Os cenários se apresentam como dobraduras em três dimensões, permitindo à criança uma interação maior com o livro. É possível, ainda, destacar os personagens em cartolina.