Praça dos Tribunais Superiores

Foto fachada do TSE, localizada na Praça dos Tribunais.
Fachada da antiga sede do TSE na Praça dos Tribunais Superiores

Em nove de fevereiro de 1971, após 39 anos de criação, o Tribunal Superior Eleitoral, finalmente, teve sua própria sede.

Projetado pelo arquiteto Nauro Esteves, na época integrante da equipe de Oscar Niemeyer, o prédio foi instalado na Praça dos Tribunais Superiores, onde funcionaram também o Tribunal Federal de Recursos (TRF) – atual Superior Tribunal de Justiça (STJ) – e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), respeitando, assim, o princípio de setorização das atividades em Brasília.

O prédio é o menor de todos, mas se destaca por suas linhas discretas e elegantes e por ter um dos maiores e mais suntuosos vãos de concreto armado da América Latina. O balanço que o contorna, em suas quatro faces – sustentado por duas colunas paralelas –, confere-lhe uma leveza que chama a atenção.

O crescimento do eleitorado nos últimos anos (de 30 milhões em 1971 para 136 milhões em 2011) tornou pequena a referida sede. Assim, as atividades do TSE tiveram de ser distribuídas entre o edifício principal e três anexos, o que prejudicava o deslocamento de pessoas e de processos.

Por isso, em 2005 iniciou-se a construção do prédio da atual sede, localizada no Setor de Administração Federal Sul. No dia 15 de dezembro de 2011, a nova sede do TSE foi inaugurada.