As primeiras eleições gerais

Banner da página sobre o Museu do Voto.

As eleições para governanças locais foram realizadas até a Independência. As pressões populares e o crescimento econômico do país, contudo, passaram a exigir a efetiva participação de representantes brasileiros nas decisões da corte. Assim, em 1821, D João VI convocou os brasileiros a escolherem os deputados que iriam representar o Brasil nas Cortes de Lisboa.

As Cortes Portuguesas, que não se reuniam desde o séc. XVII, em Lisboa, deveriam elaborar a Carta Constitucional da Monarquia Portuguesa. O Decreto de 7 de março de 1821 instruiu a eleição dos deputados brasileiros às Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa. Essas eleições duraram vários meses devido a suas inúmeras formalidades, e algumas províncias sequer chegaram a eleger seus deputados.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TSE coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.