TSE busca redução nos custos da obra - 2008

TSE busca redução nos custos da obra - 24/7/2008

Em 24 de julho de 2008, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, determinou a realização de estudos para redução dos custos de construção da nova sede do TSE.

Foi instituída, por portaria, uma comissão para realizar, no prazo de 60 dias, revisão técnica da obra com o objetivo de cortar despesas sem prejuízo à qualidade e durabilidade dos materiais utilizados no prédio.

O estudo resultou em economia de R$ 6.498.060,56, formalizada no Termo Aditivo nº 8 do Contrato TSE nº10/2007. Posteriormente, a comissão propôs três novos termos aditivos com a mesma intenção de redução de custos, resultando na economia de mais R$ 1.179.523,18.

Coube à comissão reexaminar as especificações dos projetos de arquitetura e instalações, as relativas a revestimentos, esquadrias, metais, materiais de acabamento em geral e equipamentos, entre outras, além dos valores orçados e contratados.

A comissão foi composta pelo diretor-geral da época, Miguel Augusto Fonseca de Campos, e pelos servidores Sérgio José Américo Pedreira, Salatiel Gomes dos Santos, Frederico Augusto de Almeida Santos Vellenich e Cristiane Vale de Sousa. Também integraram a comissão os engenheiros Shunichi Tomioka, do Consórcio OAS/Nia Engenharia, e Rui Soares Barros, do escritório de Oscar Niemeyer.

Fonte

PA n° 14.601/2008, fl. 10.

Diretor-Geral

Miguel Augusto Fonseca de Campos

Procurador-Geral Eleitoral

Antonio Fernando Barros e Silva de Souza

Composição da Corte

Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto;
Joaquim Benedito Barbosa Gomes;
Eros Roberto Grau; Ari Pargendler (Corregedor);
Felix Fischer;
Carlos Eduardo Caputo Bastos;
Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira.