Contrato

A nova sede do Tribunal Superior Eleitoral está localizada no Setor de Administração Federal Sul, próxima ao Superior Tribunal de Justiça e ao Tribunal Superior do Trabalho. A obra chega para compor o complexo arquitetônico desenhado por Oscar Niemeyer para reunir todos os tribunais superiores.

O prédio é mais uma expressão do modernismo de Niemeyer, e se soma aos monumentos já criados por ele para a capital do país: obras que ficaram conhecidas em todo o mundo e que deram a Brasília o título de “Patrimônio Cultural da Humanidade”.

O contrato para a elaboração do projeto da nova sede do TSE foi assinado no escritório de Niemeyer, no Rio de Janeiro, em 22 de setembro de 2005, mesmo ano em que se comemoravam os 60 anos da Justiça Eleitoral e os 45 anos do nascimento de Brasília.

No dia da reunião, Oscar Niemeyer apresentou a proposta de um conjunto semicircular composto por três cúpulas, destinadas ao plenário e aos auditórios, com acesso por uma galeria subterrânea.  O projeto surpreendeu até mesmo a equipe do arquiteto, que destacou as características inovadoras da obra.

“É um projeto que eu acho belíssimo e diferente. Eu sempre penso assim, que o Oscar vai envelhecendo e vai me surpreendendo sempre com formas novas. E essa forma é uma forma que eu nunca tinha visto sair do lápis do Oscar. É um prédio que vai afinando, acaba em ponta nas extremidades. Não tem essa empena de concreto, como os outros têm. É o vidro que se encontra com o vidro no final. E virado, como se estivesse abraçando os três plenários que compõe o projeto”, declara o arquiteto Carlos Magalhães.