Sugestões de leitura

Entre Hidra e HérculesMarcelo Neves, Editora Martins Fontes – 2013

No livro Entre Hidra e Hércules: princípios e regras constitucionais, Marcelo Neves, professor titular da Faculdade de Direito da UnB, enfrenta a teoria dos princípios. Primeiramente, aborda criticamente as teorias clássicas sobre a distinção entre os princípios e as regras constitucionais. Depois, analisa os dois modelos ainda dominantes, as teorias de Ronald Dworkin e Robert Alexy, e, a partir daí, desenvolve uma teoria que aponta para um novo modelo, considerando a relação de complementaridade e tensão entre os princípios e as regras.


O Direito no cinema– Gabriel Araujo de Lacerda, Editora FGV – 2007

O Direito no cinema, de Gabriel Lacerda, é o relato de uma experiência didática ocorrida na Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, quando incluiu em seu currículo a disciplina Direito no Cinema. A obra traz resumos de cerca de 120 filmes relacionados a temas jurídicos, materiais sobre 20 desses filmes (com enredo, frases e cenas destacados para reflexão), anexos com textos de leis, decisões judiciais e, quanto aos filmes baseados em fatos reais, dados sobre o que efetivamente ocorreu. A obra é interessante não só para os que militam na área do Direito, mas também para todos os que apreciam a arte cinematográfica.



Cora Corujita

Ação de incentivo à leitura

A Cora Corujita é a mascote da ação de incentivo à leitura da biblioteca do TSE. Seu objetivo é incentivar o gosto pela leitura literária. Ela estará sempre voando pela Revista Eletrônica com indicações de leitura e dicas para nossos pequenos leitores.

A Cora Corujita indica:

 

O menino que perguntava – Ignácio de Loyola Brandão, Editora Objetiva – 2011

Em O menino que perguntava, o personagem principal é bastante curioso. Onde quer que ele esteja, seja na escola, seja na rua, ou em outros lugares, está sempre com alguma pergunta na ponta da língua. E com essa curiosidade toda ele acaba descobrindo muitas coisas!
 

O alvo – Ilan Brenman, Editora Ática – 2011

As pessoas de uma pequena cidade da Polônia ficavam intrigadas com um velho professor. Ele sempre ajudava as pessoas contando histórias certas no momento certo. O segredo dessa habilidade era que ele, primeiro, “ouvia os problemas das pessoas e depois pintava uma história em volta dessas dificuldades”.