Sugestões de leitura


A ideia de justiça –Amartya Sen, Editora Companhia das Letras – 2011

O livro de Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1998, procura responder às seguintes perguntas: “Como a justiça pode ser promovida?” e “como se pode reduzir a injustiça?”. A obra instiga a reflexão sobre os critérios mais adequados para avaliar a justiça das situações concretas, com o objetivo de guiar pessoas que pretendem tomar decisões em termos de justiça e liberdade. A ideia do livro se constrói em torno da noção de que, embora as pessoas sejam iguais perante a lei, suas necessidades, seus desejos e suas esperanças não são. Entendendo as desigualdades do mundo contemporâneo como principais obstáculos ao desenvolvimento humano e social, o autor realiza um estudo dos fundamentos da injustiça, apontando as contradições das correntes jurídicas atualmente dominantes.

 

Lei de Inelegibilidade comentada –Marino Pazzaglini Filho, Editora Atlas – 2014

O livro trata da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidade), com destaque para as novidades trazidas pela Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), sem deixar de lado as normas constitucionais sobre elegibilidade, inelegibilidade e direitos políticos. Aborda também as normas introduzidas pela Lei nº 12.891/2013 (Lei da Minirreforma Eleitoral) que tenham relação com as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade. Destina-se a eleitores, candidatos, agentes públicos, políticos, advogados, membros da magistratura, do Ministério Público, e outros profissionais do Direito.


Cora Corujita

Ação de incentivo à leitura

A Cora Corujita é a mascote da ação de incentivo à leitura da biblioteca do TSE. Seu objetivo é incentivar o gosto pela leitura literária. Ela estará sempre voando pela Revista Eletrônica com indicações de leitura e dicas para nossos pequenos leitores.

A Cora Corujita indica:

 

Siga a seta– Isabel Minhós Martins, Editora Cia das Letrinhas – 2012

Havia uma cidade cheia de setas que indicavam sentidos obrigatórios em várias direções. Um dia, um menino teve a ideia de se desviar por caminhos onde não havia setas. Com isso, acabou descobrindo novos lugares e muitas coisas diferentes. E resolveu também trocar a direção de algumas setas, “construindo” novos caminhos. A história nos leva a refletir sobre as rotinas e regras a que estamos submetidos no dia a dia.

 

Avô, conta outra vez– José Jorge Letria, Editora Peirópolis – 2010

O livro retrata a relação entre avô e neto. O avô conta histórias, experiências e vivências de um tempo bem diferente do tempo em que os netos vivem. Por isso mesmo, o neto sempre gosta de ouvi-las, imaginando como aconteceram. A história valoriza os sentimentos, as relações familiares e a importância das palavras.